Itamaraju completa neste dia 5 de outubro de 2022, seus 61 anos de emancipação político-administrativa e com a data um documentário que revela os tesouros históricos e as memórias do município. Neste filme documentário é possível fazer-se uma viagem no tempo e celebrar épocas pitorescas, de bravura, de disputas políticas, de evolução econômica e marcas históricas.
O documentário “Itamaraju 60 anos”, foi lançado em 5 de outubro de 2021, data que Itamaraju comemorou seus 60 anos de emancipação. A cidade terminou ganhando um “Memorial Eletrônico” com um acervo grandioso de informações, entrevistas, imagens, dados, fatos e fotos que celebra memórias e conta as histórias mais encantadoras do município que nasceu em 5 de outubro de 1961.
Itamaraju é uma cidade da Costa do Descobrimento na região extremo sul da Bahia e o seu nome é uma palavra oriunda da língua tupi. Vocábulo tupi que significa “rio das pedras” ou “pedra das árvores do Jucuruçu”. O nome de Itamaraju foi criado pelo pioneiro do cacau Moisés Santos Almeida, considerado por muitos como um poeta alegórico, pelo qual a cidade ganhou a significação da palavra formada por três sílabas.
ITA – Que significa PEDRA, simbolizada pelo conjunto de pães de açúcar cartão postal da cidade “As Pedras do Monte Pescoço”. MARA – Que denota matas altas, representadas por suas galhas de árvores que se debruçam nas margens do Rio Jucuruçu. JU – Que significa água e primeira sílaba do Rio que corta inteiramente o município de oeste/leste, o “Jucuruçu”, que também é termo indígena, numa alegoria poética dos tupiniquins e pataxós.