ATL participa do 1º Colóquio das Academias de Letras da Bahia, em Salvador

A ATL – Academia Teixeirense de Letras é uma das instituições integrantes do 1º Colóquio das Academias de Letras da Bahia, neste sábado, dia 21 de outubro, em Ondina, Salvador.

ATL participa do 1º Colóquio das Academias de Letras da Bahia, em Salvador

A RICA – Rede de Integração Cooperativa das Academias de Letras da Bahia, promove em Salvador, no próximo sábado, dia 21 de outubro, o 1º Colóquio das Academias de Letras da Bahia, reunindo entidades acadêmicas de todas as regiões administrativas do Estado, objetivando conceder projeção e visibilidade para as entidades e suas regiões no campo artístico e cultural. O evento acontece no auditório do Portobello Ondina Praia Hotel, na Avenida Oceânica, no bairro de Ondina. A abertura está marcada para às 09h e o encerramento às 17h.

A solenidade contará com a participação de importantes escritores locais, regionais e nacionais, entre outras personalidades ligadas à cultura da Bahia e do Brasil. Trata-se de um encontro estratégico e institucional que reúne representantes das Academias de Letras das mais diversas regiões administrativas da Bahia, que se propõe a ser um espaço vital para a troca de experiências e discussões sobre o acesso a recursos para difundir a literatura e a cultura baiana. O evento é exclusivamente destinado aos representantes das Academias de Letras, previamente inscritos no 1º Colóquio das Academias de Letras da Bahia.

“Convidamos toda a comunidade acadêmica para abrilhantar este encontro literário que acontece em Salvador, que terá uma programação com discussões literárias, apresentações das Academias, momentos estratégicos, diálogo com a Fundação Pedro Calmon, comunicações das Academias, lançamento de livros e exposição artística, socialização de livros e autógrafos, entre outras atividades. A programação foi cuidadosamente elaborada para abordar temas relevantes ao desenvolvimento literário e cultural do Estado”, destaca o anfitrião do evento, o escritor e acadêmico Aleilton Fonseca, titular da Cadeira nº 20 da ALB – Academia de Letras da Bahia.

Em Teixeira de Freitas, o atual presidente da ATL – Academia Teixeirense de Letras, o coronel da reserva, advogado e escritor Raimundo Magalhães, disse que o colegiado da ATL se sente muito feliz em participar deste evento, que pode ser o início de um novo estágio para a cultura literária da Bahia. “Temos o dever de estarmos presentes nesse oportuno evento da RICA, tanto pela inovação da proposta quanto pela memória do nosso então presidente e saudoso Carlos Mensitieri que foi o precursor desta sugestão junto a RICA e a ALB, consolidando a ideia durante as comemorações do Bicentenário da Independência da Bahia, no último dia 2 de julho, em Salvador. Este encontro estratégico nasce visando fortalecer os laços literários entre as diversas entidades, potencializando as ações culturais, principalmente as ligadas à literatura”, ressaltou o presidente Raimundo Magalhães.

A Rede de Integração Cooperativa das Academias de Letras da Bahia busca fortalecer o vínculo entre as Academias, promovendo a cultura e a literatura no Estado. A comissão executiva do evento é composta por membros de diferentes entidades: Aleilton Fonseca, Maribel Barreto, Efson Lima, José Carlos Vaz, Valmir Araújo e Mariângela Borba. O 1º Colóquio das Academias de Letras da Bahia tem apoio da Fundação Pedro Calmon e do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.

Os representantes das Academias terão a oportunidade de compartilhar estratégias, desafios e boas práticas para obter apoio tanto governamental quanto de iniciativas privadas, visando o desenvolvimento cultural do Estado. O 1⁰ Colóquio é uma oportunidade ímpar para as Academias de Letras das inúmeras regiões da Bahia unirem forças, compartilharem conhecimentos e discutirem formas de acessar recursos que impulsionem a literatura e a cultura em nossa amada Bahia”, concluiu o escritor Aleilton Fonseca, um dos coordenadores do 1º Colóquio.

Pastor e filha que voltavam da Bahia morrem na BR-101, no Norte do ES

Pastor e filha que voltavam da Bahia morrem na BR-101, no Norte do ES

Obras de pavimentação começam transformar a Rua Itacaré no bairro Ana Margarida em Itamaraju

Obras de pavimentação começam transformar a Rua Itacaré no bairro Ana Margarida em Itamaraju