Baleia Jubarte é encontrada morta na praia de Mucuri

Uma baleia jubarte adulta chegou morta e já no início do processo de decomposição na madrugada deste sábado, 13 de julho, na praia do bairro Baía do Sol, perímetro urbano de Mucuri. O animal já vinha sendo monitorado pela Projeto Baleia Jubarte e tinha sido avistado nos últimos dias nas imediações do município do Prado, já se aproximando da costa.

No início da manhã a Secretaria de Meio Ambiente de Mucuri (SEMAM), informou que acionou os técnicos do Baleia Jubarte e uma equipe já foi designada para atender a ocorrência. “Após o trabalho deles (Projeto) nós já estamos com uma equipe da Secretaria Municipal de Obras de prontidão para fazer o enterro da carcaça”, informa o secretário Ronildo Brito.

Enquanto aguarda a chegada dos técnicos do Projeto Baleia Jubarte a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMAM), designou o biólogo Sandro Sulz, que permanece no local, até para que ninguém tenha contato com a baleia, o que pode ser prejudicial à saúde da população. “Ninguém sabe ao certo se o animal morreu por desorientação e encalhe ou problemas de saúde. Esses exames são feitos em laboratório pelos técnicos do Baleia Jubarte”, completa Brito.

Temporada

A temporada de baleias jubarte no extremo sul baiano vai de julho até final de outubro. É neste período que as fêmeas procuram águas mais quentes e calmas para ter seus filhotes, amamentá-los e realizar seus rituais de acasalamento.

MUCURI: População de Itabatã é beneficiada com uma moderna Clínica Municipal de Fisioterapia

Vídeo: Trump sofre atentado e é retirado às pressas de palco durante comício