Marcando a finalização da campanha do Outubro Rosa e o início do Novembro Azul, a Prefeitura de Eunápolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na manhã desta quinta-feira (27) uma grandiosa caminhada que reuniu centenas de pessoas em prol da conscientização e prevenção aos cânceres do colo de útero, mama e próstata.
Com a participação de diversos setores da sociedade civil, a multidão, vestida de rosa, percorreu a Avenida Porto Seguro até à Praça da Bandeira, onde o público se reuniu para cantar o hino nacional, ouvir depoimentos de pessoas que venceram a batalha contra o câncer, e assistir às apresentações do coral da Saúde Mental e das bandas marciais das escolas Anésia Guimarães e Rodrigo Bonfim.
A secretária de Saúde, Pâmela Dadalto, frisou a necessidade da atenção às doenças e enfatizou a importância da ação. “A importância dessa caminhada é promover a conscientização e incentivar o diagnóstico precoce, 95% das mulheres que têm o diagnóstico precoce têm maior chance de cura. Buscamos levar esta mensagem com um toque de amor, para que mulheres e homens se amem e se cuidem. E hoje estamos encerrando o Outubro Rosa fazendo nossos agradecimentos e iniciando o Novembro Azul, que é contra o câncer de próstata, o qual iremos impulsionar grandes ações no decorrer do próximo mês”, frisou.
Pessoas que venceram a luta contra o câncer de mama frisaram a importância da caminhada. “Tive câncer em 2008 e, foi neste período, que iniciamos esta caminhada, e hoje estamos aqui para reforçar e lutar todos os anos por essa prevenção que foi e é tudo na minha vida. Eu levanto a bandeira desta caminhada, pois é um benefício para todas as mulheres”, salientou a precursora da caminhada do Outubro Rosa, Maria de Fátima de Moraes.
Participaram do evento servidores públicos, especialmente os da Secretaria Municipal de Saúde; Associação Dos Deficientes Físicos De Eunápolis (ADESFE); representantes do Rotary Club; estudantes da área da saúde; Polícia Militar; Polícia Rodoviária Federal; SAMU; Comitiva Belas e Brutas; e comunidade.