Na tarde deste domingo (24/11), com transmissão ao vivo pela TVE, aconteceu a final do Intermunicipal, edição 2024, entre a seleção de Castro Alves e Crisópolis, no Estádio Américo Barreto, o “Barretão” na cidade de Castro Alves. No jogo de ida da final, o time de Castro Alves saiu na frente com uma vitória expressiva de 4 a 0 na casa do adversário. Neste domingo (24), jogando em casa para sua torcida, a equipe venceu novamente, por 2 a 0.
A equipe de Crisópolis teria a difícil missão de reverter o placar e precisaria vencer por pelo menos cinco gols de diferença para ser campeã. Mas aos 14 minutos, do primeiro tempo, a seleção de Castro Alves tem um pênalti marcado a seu favor, Igor Tanquinho, camisa 17, defendendo sua artilharia na competição, cobra e abre o placar para Castro Alves. Aos 28 minutos do segundo tempo, dos pés de Di Maria, nasce um golaço, aumentando o placar da disputa entre Castro Alves e Crisópolis.
A campanha de Castro Alves foi marcada por 18 jogos disputados, com 17 vitórias e apenas 1 empate, com 37 gols marcados e a melhor defesa, com apenas quatro sofridos, consagrando o artilheiro da equipe Igor Tanquinho, com 10 gols marcados. A edição de 2024 reuniu 64 seleções dos 417 municípios baianos, com 16 grupos na primeira fase.
A saga do técnico campeão, Zé Carijé tem uma história extensa como jogador de intermunicipal, construiu brilhantes passos defendendo a seleção de Coité, que é tetra campeã da competição, além de passagens em outras seleções. Em 2023, Carijé comandou a seleção de Castro Alves, mas ficou no meio do caminho, neste ano de 2024, reforçaram a equipe, trabalharam e conquistaram o sonhado do primeiro título de intermunicipal para a cidade de Castro Alves.
Com uma campanha quase perfeita, sem sequer ter sofrido uma derrota, Castro Alves sagrou-se neste domingo (24) campeã do Intermunicipal Ednaldo Rodrigues 2024. O título inédito da seleção foi conquistado com mais uma vitória sobre Crisópolis, desta vez por 2 a 0, diante da sua torcida. Sendo que no jogo de ida da final, em Crisópolis, Castro Alves já havia brilhado e encaminhado a conquista ao golear a adversária por 4 a 0. Hoje, coroou a campanha, que só não foi de 100% de aproveitamento devido ao empate sem gols com Quijingue, ainda nas oitavas de final.
Com a conquista, Castro Alves se torna a 29ª Seleção da história com o título do Intermunicipal do estado da Bahia. Destas, 15 têm um título cada. Ao longo de sua história, o Intermunicipal revelou grandes talentos para o futebol profissional, como Edilson, Charles Fabian, Bobô e Liedson. As cidades de Cachoeira e Itabuna são as maiores campeãs da competição, com oito títulos cada. Santo Amaro e Itamaraju possuem cinco títulos, enquanto Conceição do Coité e Ilhéus já conquistaram o título quatro vezes.
Durante a cerimônia de premiação no final da tarde deste domingo na cidade de Castro Alves, a Federação Bahiana de Futebol parabenizou a Seleção de Castro Alves pelo título inédito da maior competição de futebol não profissional do mundo. A entidade também saudou a Seleção de Crisópolis pelo vice-campeonato após sua primeira final de campeonato.
Durante a cerimônia de premiação da competição, estiveram presentes o presidente da entidade, Ricardo Lima; o vice-presidente, Manfredo Lessa; a diretora de competições, Taíse Galvão; o diretor administrativo e financeiro, Marcelo Araújo; o diretor de registros e transferências, Felipe Quadros e o presidente da CEAF/BA, Jailson Freitas. Oportunidades que os dirigentes receberam a presença do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues. Ainda compareceram ao evento de encerramento, o superintendente da SUDESB, Vicente Neto; o diretor-geral do IRDEB/TVE, Flávio Gonçalves; o gerente de competições da FBF, Silvio Mendes Junior e o contador Jorge Danilo.