A Polícia Civil, por meio de uma investigação, informou, nesta terça-feira (05), que as chacinas e homicídio contra pessoas ciganas em 2023 estão interligados. Ainda nesta terça-feira (5) três homens foram presos na Operação Hera, deflagrada na investigação dos casos.
Segundo o delegado Yves Correia, coordenador da 1ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), ao site Acorda Cidade, com sede em Feira de Santana, os exames balísticos apontaram a relação entre os crimes.
“A investigação apontou, com o exame de microcomparação balística das armas, que todos tiveram ligação entre si. Houve nexo de causalidade entre eles, razão pela qual se conseguiram os mandados cautelares de busca e apreensão e mandado de prisão. Alguns foram cumpridos aqui em Feira, inclusive aqui no Conjunto Penal de Feira, outros em Alagoinhas e em outras cidades. Até o momento, já são três presos”, detalhou.
Os suspeitos detidos até o momento estarão à disposição da justiça, e devem responder pelo crime de homicídio qualificado. Segundo o delegado, ainda há outros mandados a serem cumpridos até o final da investigação.
A Operação Hera deve investigar a motivação de dois casos, sendo eles, chacina de uma família de ciganos em Jequié, em outubro e a morte de três homens em Feira de Santana, em agosto.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), “desde o início das investigações, cinco armas foram apreendidas no cumprimento de mandados de busca – e, conforme apurado, uma delas foi utilizada na chacina.