Os dois políticos mais tradicionais do Serra, na Região Metropolitana de Vitória-ES., Sérgio Vidigal, este atual prefeito e o ex-prefeito Audifax Barcelos, após 28 anos se revezando no poder, a partir de janeiro de 2025, não sentarão na cadeira principal da prefeitura. A Serra foi o único município do Espírito Santo a realizar 2º turno neste domingo (27).
Mas mesmo assim os dois se envolveram diretamente na campanha e mais uma vez, Vidigal se deu melhor, pois abriu mão de disputar mais um mandato e lançou o novato e improvável Weverson Meireles, do PDT, mesmo partido do padrinho político e neste domingo (27) venceu o segundo turno contra Pablo Muribeca, do Republicanos. Weverson alcançou 60,48% dos votos válidos (138.071 votos), enquanto Muribeca ficou com 39,52% dos votos (90.227 votos).
Audifax Barcelos (PP), após não alcançar o segundo turno, optou pela neutralidade. Ele e Vidigal, que foram aliados no passado, hoje são adversários ferrenhos.
Vitor Vogas, do site ES360, classifou o fato com inédito e consagrador: “Ao assistir à consagração nas urnas de seu pupilo, Weverson Meireles (PDT), neste domingo (27), com 60,48% dos votos válidos, Vidigal deu um “chapelão” em todo mundo – imprensa, meio político e, acima de tudo, adversários – e logrou um feito único, nunca antes alcançado por nenhum líder político na história deste estado, em uma cidade de grande porte: podendo disputar mais um mandato, simplesmente abriu mão de fazê-lo, para, em vez disso, tentar eleger um sucessor tirado da sua cartola política… E, contra todas as expectativas, conseguiu!
Candidato
Weverson Meireles, tem 33 anos e é natural de Vitória. Não é casado e não tem filhos. Se formou em Administração pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Foi secretário de estado de Turismo até o início de 2023 e integrou o Ministério do Trabalho.
O candidato também atuou como secretário de governo da prefeitura da Serra e presidiu o diretório estadual do Partido Democrático Trabalhista (PDT).