As fortes chuvas que caem no sul da Bahia continuam provocando estragos. Moradores de pelo menos 12 cidades da região sofrem com a situação. Em Itabuna, há dezenas de desabrigados em bairros como Maria Matos, Ferradas e Nova Ferradas, e na Rua da Bananeira, no Lomanto. São famílias que moram às margens do Rio Cachoeira, que subiu quase seis metros e transbordou em vários trechos. As informações são de A Tarde.
Um riacho que corta os bairros Santa Inês, São Roque e Nossa Senhora de Fátima também transbordou em vários trechos durante a madrugada, mas na manhã deste sábado, 24, já havia baixado cerca de meio metro. Água chegou a invadir alguns imóveis, mas não há registro de ocorrências mais graves. Itabuna tem mais de 40 áreas consideradas de risco.
A chuva também interrompeu o tráfego de veículos na BR-415 (Ilhéus-Itabuna), um trecho nas imediações da Ceplac, na manhã deste sábado. Um dos riachos que corta a rodovia transbordou e deixou ao menos 70 metros da pista coberta. Houve um enorme engarrafamento nos dois sentidos.
A chuva fez estragos também em municípios como Coaraci, Camacan, Itaju do Colônia, Itororó, Itacaré, Almadina, Itajuípe, Pau Brasil, Firmino Alves, Mascote, São José, Vitória e Santa Luzia. Em Itororó, o Rio de Contas transbordou durante à noite, invadiu casas e estabelecimentos comerciais. Dezenas de famílias estão desabrigadas no município.
Os desabrigados foram levados para prédios públicos ou para casas de parentes. Além de desabrigados, as chuvas provocou o desabamento de um barranco perto da ladeira da Taperoá, na BA-263, em Firmino Alves. A pista está interditada.