Chuva deixa 230 cidades da Bahia em estado de emergência

Com previsão de mais chuvas nos próximos dias, a Bahia tem para hoje indicação de ‘perigo’ e ‘potencial perigo’ pelo Sistema de Alertas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em um grau mais ameno que ontem e mais concentrado nas regiões leste e oeste. As informaçõe são do jornal A Tarde.

Chuva deixa 230 cidades da Bahia em estado de emergência

O estado está com 230 municípios com decretos de emergência por chuvas intensas, enxurradas e alagamentos reconhecidos ou em processo de reconhecimento pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil as Bahia (Sudec) desde dezembro de 2021.

O processo facilita o acesso a recursos do Estado e da União para reconstrução de infraestrutura como estradas, pontes, ruas e casas, além de reforçar o apoio aos atingidos.

Para este sábado, 5, pancadas acompanhadas de trovões e rajadas de vento também são esperadas para o nordeste, norte e Chapada Diamantina, com as demais regiões parcialmente nubladas, com possibilidades de chuvas fracas e isoladas em qualquer hora do dia.

A informação é do serviço de monitoramento climático do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema), que aponta tendência de redução de intensidade para amanhã e segunda-feira chuvas fracas e isoladas na faixa litorânea e extremo oeste, com predomínio de céu claro nas demais áreas.

Embora regiões como o norte e oeste estejam no seu período chuvoso, os grandes volumes do litoral, como Salvador e o sul do estado, estão sob influência de um fenômeno conhecido como Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN).

De acordo com a meteorologista do Inema, Maryfrance Diniz, a partir de segunda e terça-feira, o fenômeno deve enfraquecer e os volumes ficam menores.

Diante do temor de moradores da região sul, como Ilhéus e Itabuna, onde choveu forte esta semana, ela pontuou que não existe a perspectiva de repetir agora os volumes registrados em dezembro.

Otto aguarda pacificação no PT para assumir candidatura

Otto aguarda pacificação no PT para assumir candidatura

BBC suspende serviço de jornalismo na Rússia

BBC suspende serviço de jornalismo na Rússia