Um tiroteio teria sido promovido por produtores rurais por volta das 12h deste domingo, 21 de janeiro, na zona rural de Potiraguá, sul da Bahia.
A indígena Maria de Fátima Muniz de Andrade, conhecida como “Nega Pataxó”, foi ferida no confronto e apesar de ter sido socorrida ao Hospital Geral do município, não resistiu. O cacique Nailton, irmão de Nega Pataxó e líder do grupo indígena, também foi alvo de um disparo no rim, mas foi operado e conseguiu sobreviver.
Um ruralista, que não teve o nome divulgado pela Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), foi atingido por uma flecha e acabou socorrido a um hospital da região.
Com dois homens apontados como integrantes do grupo Invasão Zero, os PMs apreenderam duas pistolas, dois revólveres, carregadores e munições. Flecha e uma foice encontradas no local também foram recolhidas. A dupla e as armas de fogo foram apresentadas na Delegacia Territorial (DT) de Itapetinga.
A Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP) determinou reforço do patrulhamento na região com unidades territoriais e especializadas da PM. Equipes da Polícia Civil também estão na região coletando depoimentos, possíveis imagens, entre outros indícios.
Ministra
A ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, desembarcará nesta segunda-feira (22) na Terra Indígena Caramuru-Catarina Paraguassu, na divisa entre as regiões sul e sudoeste da Bahia, para acompanhar as investigações em torno do confronto.