O primeiro confronto aconteceu na tarde de quarta-feira, 27 de março, durante rondas ostensivas de guarnições da Rondesp Extremo Sul, no bairro Castelinho, região leste de Teixeira de Freitas.
No local os militares depararam-se com Lázaro da Conceição Pires, o “Lagosta”, de idade não informada, suspeito de envolvimento em crimes na cidade.
Portando uma arma de fogo o acusado atirou nos policiais e tentou fugir para uma residência, onde após mais um confronto, acabou alvejado e apesar de ser socorrido ao Hospital Municipal de Teixeira de Freitas (HMTF), acabou não resistindo.
Segundo a polícia, o resistente era ex-presidiário do Conjunto Penal de Teixeira de Freitas (CPTF), respondia pelo crime de homicídio e era suspeito de outros dois assassinatos recentes na região leste da cidade.
A ocorrência do auto de resistência à intervenção policial, foi apresentada à Delegacia Territorial (DT) de Teixeira de Freitas.
Já no início da manhã desta quinta-feira, 28 de março, uma operação também da Rondesp Extremo Sul, na rua Amendoeira, bairro Portelinha, em Prado, resultou na morte de Luiz Henrique dos Santos, de 19 anos, suspeito de tráfico de drogas.
Os militares afirmam que receberam denúncia de moradores sobre indivíduos armados envolvidos com tráfico de drogas e responsáveis por aterrorizar a comunidade e cometer homicídios na região. Assim que chegaram ao local indicado na denúncia, ainda segundo os policiais, foram recebidos a tiros.
No revide policial o resistente foi atingido e apesar de ter sido socorrido à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), na proporia cidade do Prado, não resistiu aos ferimentos e morreu.
Com o resistente os policiais apreenderam um revólver calibre 38, quatro munições deflagradas e uma picotada, além de uma porção de cocaína.