O primeiro confronto aconteceu na noite de sexta-feira, 27 de outubro, na rua Ana Rodrigues, bairro Nova América, região leste de Teixeira de Freitas, onde guarnições do motopatrulhamento da 87ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), depararam-se com Alisson Oliveira Ribeiro, de 20 anos, que estava armado e disparou em direção dos policiais ao adentrar numa residência.
Logo após os disparos iniciais os militares dizem que fizeram um cerco o imóvel e revidaram.
O suspeito foi atingido e apesar de ter sido socorrido ao Hospital Municipal de Teixeira de Freitas (HMTF), acabou não resistindo. Com o resistente os policiais apreenderam um revólver calibre 38, municiado com cartuchos intactos e deflagrados.
Também na noite de sexta-feira (27/10), Reginaldo Matos Martins, de 57 anos, morreu ao confrontar com uma guarnição da Cipe-Mata Atlântica, nas imediações da Comunidade Morobá, em território do município de Nova Viçosa.
Os policiais informaram que deslocavam-se pela rodovia BR-418, quando deparam-se com um veículo Peugeot, de cor preta e o seu condutor, ao avistar a viatura caracteriza, tentou escapar por uma estrada vicinal, efetuando disparos de arma de fogo para trás.
No revide policial o suspeito foi atingido e apesar de ter sido socorrido ao Hospital Municipal de Posto da Mata, acabou morrendo. Além do veículo os policiais apreenderam na ação um revólver calibre 38, com numeração raspada, municiado com cartuchos intactos e deflagrados.
As ocorrências dos dois casos de resistência policial foram apresentadas à Polícia Civil dos dois municípios.