Coronel França surpreende nas eleições deste domingo e surge para o novo cenário político de Teixeira de Freitas

Coronel França não só surpreendeu o extremo sul com sua votação de 33.207 votos como se fortaleceu com 12.646 votos em Teixeira de Freitas

Por Athylla Borborema

O tenente-coronel Anacleto França, que em fevereiro de 2021 regressou após 5 anos no comando do 8º Batalhão da Polícia Militar de Porto Seguro para o comando da 87ª Companhia Independente da Polícia Militar de Teixeira de Freitas, da qual se licenciou recentemente da sua direção para se candidatar a deputado estadual pelo PL com o slogan “Chama o Coronel”, apoiando João Roma ao governo da Bahia, a médica Raissa Soares para senadora e o presidente Jair Bolsonaro em reeleição à presidência da República.

O coronel França tem uma longa história com o município de Teixeira de Freitas, onde se radicou ainda muito jovem como aspirante a tenente da PM e na cidade executou inúmeras missões, liderou operações famosas e comandou quase todas as unidades militares da cidade e da região. Além de bacharel em Direito e especialista em inúmeras áreas da segurança e de gestão, sempre foi tido um grande líder militar e um dos oficiais mais preparados dos quadros de Oficiais da Polícia Militar da Bahia, que aliás, é considerado um estrategista nato e um exímio gestor de planejamento operacional e financeiro.

O coronel França não só surpreendeu o extremo sul da Bahia com a grande votação que obteve de 33.207 votos, como saiu fortalecido do processo político de Teixeira de Freitas como o mais votado da cidade com 12.646 votos – e, a partir de agora, passa a ser visto como um novo líder político e passa também a ser uma nova alternativa para o público do município para as eleições de 2024. Mesmo não tendo sido eleito, mas a sua votação, naturalmente lhe coloca em um cenário novo na política de Teixeira de Freitas.

Após obter 12.646 votos somente em Teixeira de Freitas, o coronel França não só liderou a votação, como ficou muito além do seu segundo colocado na cidade, que foi a deputada estadual Kátia Oliveira (UB) que obteve 6.617 votos, apoiada pelo ex-deputado e ex-prefeito Temóteo Brito. A advogada Raíssa Félix (PT), esposa do ex-prefeito João Bosco, foi a terceira colocada com 5.883 votos. Já o candidato do prefeito Marcelo Belitardo, o deputado estadual Sandro Régis (UB) foi o 4º colocado com 3.896 votos.

Na sequência a ex-coordenadora da 24ª Ciretran Tatiane Ruas (REPU) obteve 3.440 votos, o vereador Lucas Bocão com 2.895 votos, Sargento Alencar com 2.103 votos, Robinho (UB) com 2.075 votos, Maria Del Carmen (PT) com 1.404 votos, Cabral (PL) com 1.395 votos e Ângelo Coronel Filho (PSD) com 1.134 votos, este último, candidato apoiado em Teixeira de Freitas pelo ex-secretário de saúde Eujácio Dantas, que também ofereceu ao seu candidato a deputado federal 1.161 votos.

Extremo sul perde cadeira na Câmara, mas aumenta na Alba

Marcelo Angênica festeja a maior votação dos seus deputados em Itamaraju