O duelo que muitos desejavam acompanhar, parece mesmo ser a tendência natural nas eleições deste ano de 2024 em Jucuruçu, um dos menores municípios da Bahia quando se fala em população, com 9.655 moradores, de acordo com o Censo do IBGE de 2022.
É que o atual prefeito do município, Arivaldo de Almeida Costa, mais conhecido por ‘Lili” (PSDB), é um político considerado “rodado”, com algumas vitórias pessoais no município mineiro de Palmópolis, onde já chefiou o Executivo Municipal por algumas vezes e que hoje é governado por seu filho, Marcelo Fernandes Almeida, reeleito em 2020.
Do outro lado e não menos experiente, aparece a figura da ex-vereadora e ex-prefeita Uberlândia Pereira (PSD), que foi a responsável por levar “Lili” para Jucuruçu, que na época era seu affair e que lhe jurava amor até os últimos dias de sua vida.
O tempo passou, Pereira mudou de namorado e como prefeita do município, em 2020, lançou seu novo companheiro, Marquinho de Jota (PSD), que acabou derrotado por “Lili” com uma pequena diferença (50,42% ou 3.391 votos contra 49,58% ou 3.334 indicações).
Na disputa deste ano estarão em “cheque” duas vertentes, já que não parece mesmo ter espaço pra algum outro nome. “Lili” é oposição ao Governo do Estado, enquanto Uberlândia é aliada.
“Lili” deve usar na campanha os feitos do seu governo com recursos próprios que conseguiu implementar na cidade, enquanto “Uberlândia” vai tentar refrescar a memória dos eleitores frente à maior conquista de Jucuruçu, que foi o asfaltamento dos 100 km entre a sede e à rodovia BR-101, obra iniciada por Rui Costa e finalizada agora por Jerônimo Rodrigues. Este feito deu a Rui na sua candidatura à reeleição em 2018 a maior votação proporcional do estado da Bahia, 94,60% dos votos válidos contra apenas 4,72% de Zé Ronaldo.
Independentemente dessas projeções, o que mais importa para o eleitorado de Jucuruçu, que trata as disputas eleitorais como uma festa, é que estarão do “ring”, com luvas empunhadas na direção da fuça de cada um, a criadora e a criatura. Quem vai vencer???
Ronildo Brito é radialista, gestor ambiental, bacharel em jornalismo, empreendedor digital e editor de política do Teixeira News.