Criadora e criatura vão entrar no “ring” em Jucuruçu

 

Criadora e criatura vão entrar no “ring” em Jucuruçu

O duelo que muitos desejavam acompanhar, parece mesmo ser a tendência natural nas eleições deste ano de 2024 em Jucuruçu, um dos menores municípios da Bahia quando se fala em população, com 9.655 moradores, de acordo com o Censo do IBGE de 2022.

É que o atual prefeito do município, Arivaldo de Almeida Costa, mais conhecido por ‘Lili” (PSDB), é um político considerado “rodado”, com algumas vitórias pessoais no município mineiro de Palmópolis, onde já chefiou o Executivo Municipal por algumas vezes e que hoje é governado por seu filho, Marcelo Fernandes Almeida, reeleito em 2020.

Do outro lado e não menos experiente, aparece a figura da ex-vereadora e ex-prefeita Uberlândia Pereira (PSD), que foi a responsável por levar “Lili” para Jucuruçu, que na época era seu affair e que lhe jurava amor até os últimos dias de sua vida.

O tempo passou, Pereira mudou de namorado e como prefeita do município, em 2020, lançou seu novo companheiro, Marquinho de Jota (PSD), que acabou derrotado por “Lili” com uma pequena diferença (50,42% ou 3.391 votos contra 49,58% ou 3.334 indicações).

Na disputa deste ano estarão em “cheque” duas vertentes, já que não parece mesmo ter espaço pra algum outro nome. “Lili” é oposição ao Governo do Estado, enquanto Uberlândia é aliada.

“Lili” deve usar na campanha os feitos do seu governo com recursos próprios que conseguiu implementar na cidade, enquanto “Uberlândia” vai tentar refrescar a memória dos eleitores frente à maior conquista de Jucuruçu, que foi o asfaltamento dos 100 km entre a sede e à rodovia BR-101, obra iniciada por Rui Costa e finalizada agora por Jerônimo Rodrigues. Este feito deu a Rui na sua candidatura à reeleição em 2018 a maior votação proporcional do estado da Bahia, 94,60% dos votos válidos contra apenas 4,72% de Zé Ronaldo.

Independentemente dessas projeções, o que mais importa para o eleitorado de Jucuruçu, que trata as disputas eleitorais como uma festa, é que estarão do “ring”, com luvas empunhadas na direção da fuça de cada um, a criadora e a criatura. Quem vai vencer???

Ronildo Brito é radialista, gestor ambiental, bacharel em jornalismo, empreendedor digital e editor de política do Teixeira News.

Mucuri trabalha Projeto do Executivo que concede incentivo por desempenho aos profissionais da saúde bucal

Mucuri trabalha Projeto do Executivo que concede incentivo por desempenho aos profissionais da saúde bucal

Eunápolis segue com atendimento noturno quinzenal nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs)

Eunápolis segue com atendimento noturno quinzenal nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs)