No fim da manhã de sexta-feira, 25 de março, por volta das 11h, uma guarnição da 7ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), lotada na cidade de Itabela, foi designada para atender a uma ocorrência de roubo em uma propriedade na zona rural do município.
Ao chegar no local, a guarnição detectou que seis pessoas estavam amordaçadas e amarradas dentro de um imóvel, entre elas, uma senhora de 81 anos. Todas foram desamarradas e libertadas pelos militares.
Em ato contínuo os policiais saíram em busca de identificar e capturar os responsáveis, que ainda estavam nos fundos da fazenda. Na tentativa de capturá-los, segundo os policias, os autores do roubo reagiram e no revide um deles acabou alvejado.
O resistente ainda chegou a ser socorrido ao Hospital Frei Calixto, em Itabela, mas acabou não resistindo e veio a óbito.
Já no período da tarde, por volta das 16h, os policiais tomaram conhecimento e outros três envolvidos no roubo estavam nas imediações da propriedade rural e após nova troca de tiros, dois conseguiram fugir e um deles também acabou alvejado e não resistiu.
Segundo a polícia um dos acusados foi identificado como sendo filho de um dos funcionários da fazenda e integrante de uma organização criminosa responsável por ocorrências semelhantes em propriedades rurais da região. Os nomes dos dois homens mortos não foram divulgados à imprensa.
Com os dois resistentes os policiais apreenderam um revólver calibre 32, da marca Rossi, com numeração suprimida, quatro munições picotadas e duas deflagradas, um revólver marca Taurus, calibre 38, com numeração suprimida, cinco cartuchos deflagradas e um intacto, dez buchas de maconha, dez pedras de crack e dois aparelhos celulares.