Da redação TN
Neste sábado, 12 de dezembro, a equipe do Teixeira News, site de notícias pioneiro na região, visitou a cidade de Itamaraju e acompanhou parte do drama vivido pela população devido o alagamento de parte da cidade com as fortes chuvas que caíram na região nesta última semana.
Os bairros mais atingidos foram São Bernardo, Várzea Alegre, Baixa Fria, Vale do Jucuruçu. Marotinho e Liberdade. A população em parceria com autoridades e comerciantes local, montou um gabinete de crise, onde donativos como alimentação, roupas, colchões, cobertores e água potável, chegavam a todo momento.
Neste sábado e domingo, 11 e 12 de dezembro, praticamente não choveu na região e como a água está baixando, muitos moradores desalojados estão voltando às suas moradias. Em alguns casos os imóveis desabaram e estas pessoas estão sem local pra morar, como aconteceu com uma família que perdeu três crianças após o barraco em que estavam ser soterrado.
A população espera a partir de agora, principalmente após o reconhecimento do estado de emergência pelo Estado e União, Itamaraju e outros municípios do extremo sul, recebam recursos necessários para as intervenções estruturais que precisam ser feitas. Enchente parecida em Itamaraju, os moradores mais antigos relatam que só acontecera em 1968.