Por Milka Morais
O SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, está realizando uma semana de capacitação digital com o Circuito Empresarial na região do extremo sul da Bahia, para impulsionar o desenvolvimento dos empreendedores, bem como suas habilidades relacionadas ao desenvolvimento de estratégias de marketing digital para potencializar resultados por meio das redes sociais.
O circuito iniciou em Medeiros Neto, passou por Itanhém, e na manhã desta última terça-feira (21/09), aconteceu na Pousada Tarumã, na cidade de Mucuri, o Workshop com a participação do especialista em conteúdos digitais, Rapha Falcão, que atua na área do marketing desde 2008. De acordo com os organizadores do evento, aproximadamente cem participantes mucurienses estiveram presentes buscando capacitação empresarial e digital.
O gerente regional do SEBRAE na região dos 21 municípios do extremo sul da Bahia, o administrador Alex Brito, na abertura do evento agradeceu aos parceiros Associação Comercial e Empresarial de Mucuri e Secretaria Municipal de Turismo e Cultura de Mucuri, além dos patrocinadores por acreditarem no SEBRAE para a realização desse workshop.
“São parceiros que partilham da nossa visão de apoiar as micro e pequenas empresas e por ser uma rota turística, Mucuri precisa buscar inovar dentro do novo normal, utilizando todos os recursos possíveis para crescer”, comentou o gerente regional Alex Brito.
A presidente da ACE – Associação Comercial e Empresarial de Mucuri, Sônia Galvão, enalteceu a importância de os comerciantes estarem participando do Workshop, por buscarem aprender mais sobre a utilização dos meios digitais para seus negócios, se preparando para a retomada do turismo, e consequentemente, a economia da região.
Para Luzinete Souto, secretária Municipal de Turismo e Cultua de Mucuri, a capacitação empresarial de empreendedores da economia da praia, como empreendedores de outros segmentos é de extrema importância para a experiência turística na cidade, a exemplo dos empresários da gastronomia e da hotelaria local, que fazem parte do escopo do trabalho a ser desenvolvido.
Na sua palestra o influenciador digital Rapha Falcão disse que não existe sucesso sem constância. “É preciso fazer um conteúdo tão legal que as pessoas passem a te agradecer por você publicar. O seu conteúdo tem que oferecer pequenas vitórias para a sua audiência, ou seja, seu conteúdo tem que trazer uma motivação, resolver um problema, ensinar ou passar informação para a quem te segue. Isso é gerar valor e o principal pilar para o crescimento nas redes”.
Rapha Falcão falou que suas principais influências foram a leitura de almanaques e o mundo dos games. “Ainda quando morava em Santana do Ipanema (cidade do sertão de Alagoas), onde nasci, eu lia tudo que via pela frente, principalmente almanaques. Aquilo foi a base para ter tantas ideias para produzir conteúdo. Outra coisa que sempre falo é que tive uma locadora de Vídeo Games e isso estimulou bastante a minha criatividade. Muito do que vocês veem nas minhas redes surgiram dessas influências. Dessa forma, eu tento descomplicar o meu conteúdo. Assim, não só o especialista, mas especialmente o leigo consegue entender o que estou postando”, diz Rapha.
Quando questionado sobre qual dica daria para profissionais que querem ter sucesso na internet, Rapha é enfático: “Não existem atalhos para sucesso. Tudo é um processo e você precisa estar disposto a pagar o preço. Pagar o preço de manter a constância, de se relacionar com sua audiência, de fazer lives, vídeos e stories, de investir em ferramentas e principalmente de ter fome de conhecimento”.
Por fim, o profissional afirma que é crucial que as pessoas tenham um bom posicionamento digital na internet. “Vejo muitos profissionais que não trabalham suas redes de forma correta. É preciso profissionalismo, persistência e dedicação absoluta. Cada dia que passa o mundo se torna mais digital e quem não se insere na internet está perdendo boas oportunidades de crescimento e muitas vezes perdendo de ganhar dinheiro”.