Estado envia bombeiros e aeronaves para unir esforços no combate ao incêndio no Parque Nacional do Monte Pascoal

O Governo da Bahia, por meio do Programa Bahia Sem Fogo, enviou nesta segunda-feira, 20 de novembro, para o município de Porto Seguro, um grupo de 35 bombeiros militares e duas aeronaves modelo Air Tractor, com o objetivo de unir esforços e ampliar o suporte no combate aos incêndios florestais que atingem o Parque Nacional e Histórico do Monte Pascoal. A iniciativa conta com a mobilização da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), do Corpo de Bombeiros Militar (CBMBA) e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema).

Estado envia bombeiros e aeronaves para unir esforços no combate ao incêndio no Parque Nacional do Monte Pascoal

A chegada dos bombeiros visa unir esforços junto aos combatentes das brigadas voluntárias, dos agentes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), após solicitação da Superintendência de Políticas para os Povos Indígenas, vinculada à Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi). Neste domingo (19), a superintendente Patrícia Pataxó fez articulação junto ao comandante do Corpo de Bombeiros, Adson Marchesini, solicitando o apoio para o combate ao fogo. Após ação conjunta com a Sema, os bombeiros deram início à intervenção no local.

Localizado nos municípios de Porto Seguro, Itabela e Itamaraju, o Parque Nacional e Histórico do Monte Pascoal é o único do país a ter esta classificação por abranger a primeira porção de terra do Brasil avistada pelos colonizadores portugueses, além de abrigar uma grande diversidade de animais e plantas.

Instituições envolvidas no combate: Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio),  Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI),  Brigada Voluntária Terra Indígena Barra Velha,  Secretaria do Meio Ambiente (Sema), Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), prefeituras de Porto Seguro e Prado, bem como a Superintendência de Assuntos Indígenas de Porto Seguro.

A Sema reforça que, a qualquer sinal de incêndio, a população deve ligar para o número 193. Denúncias de queimadas ilegais e outros crimes ambientais também podem ser feitas pelo telefone 0800 071 1400, ou diretamente nos balcões do Inema, na sede ou nas Unidades Regionais do órgão.

Bahia Sem Fogo

Criado em 2010, o programa Bahia Sem Fogo atua na prevenção e combate a incêndios florestais na Bahia. Coordenado pela Sema, em colaboração com diversas entidades governamentais, visa proteger áreas de Unidades de Conservação (UCs), fornecendo infraestrutura, logística e treinamento para equipes de combate.

Prefeitura de Eunápolis celebra Dia da Consciência Negra com eventos e homenagens

Prefeitura de Eunápolis celebra Dia da Consciência Negra com eventos e homenagens

Homem armado de submetralhadora morre em confronto com a Rondesp em Porto Seguro

Homem armado de submetralhadora morre em confronto com a Rondesp em Porto Seguro