Estudantes participam da segunda etapa do Enem e relatam expectativas para o ingresso no Ensino Superior

HTML tutorial

Os estudantes da rede estadual de ensino participaram, neste domingo (12), em toda a Bahia, da segunda etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e relataram as suas expectativas para o ingresso no Ensino Superior, através da nota do exame. Desta vez, os candidatos responderam as provas de Matemática e de Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia), com cinco horas de duração. O gabarito das provas será divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), no dia 24 de novembro e o resultado sairá no 16 de janeiro de 2024.

Estudantes participam da segunda etapa do Enem e relatam expectativas para o ingresso no Ensino Superior

Assim como ocorreu na primeira etapa do exame, a Secretaria da Educação do Estado (SEC) promoveu a ação de acolhimento e motivação “Tô com Você no ENEM”, com os estudantes, momentos antes deles entrarem em seus locais de provas. Na capital, por exemplo, a equipe esteve no Colégio Estadual Professor Rômulo Almeida, no bairro do Imbuí, e no Colégio Estadual Edvaldo Brandão Correia, em Cajazeiras, além das estações do metrô, onde distribuíram kits de lanche e adesivos motivacionais.

A secretária da Educação do Estado, Adélia Pinheiro, que participou da ação no município de Valença, ressaltou a importância desse acolhimento para os estudantes. “É um grande orgulho estarmos com um número crescente de candidatos realizando as provas e nós da rede estadual de educação recebemos os nossos estudantes em vários cantos da Bahia e isso é o estado dizendo a todos os nossos estudantes e de outras redes que nós apoiamos e estamos juntos no Enem”.

Para a chefe de gabinete da SEC, Rowenna Brito, que esteve presente durante a ação no Colégio Estadual Professor Rômulo Almeida, no bairro do Imbuí, o Enem é uma importante porta de entrada para o Ensino Superior. “Esse é o momento que os estudantes têm para poder ocupar os assentos das universidades. Historicamente esse direito foi negado para a maioria da população e a gente vem com as políticas públicas fortalecendo o Enem, para que o estudante possa chegar à universidade, permanecer nela e concluir o curso”, disse.

A estudante Mirella Laise Maciel, 17, 3º ano, do Colégio Estadual Marcílio Dias, foi uma das primeiras candidatas a chegar no Colégio Estadual Professor Rômulo Almeida. Ela falou da sua expectativa para as provas e dos planos para o futuro. “Desde os meus dez anos de idade que eu sonho em ser médica e através do Enem eu acredito que possa realizar esse sonho. Eu vou dar o meu melhor para fazer boas provas, pois me preparei bastante estudando na escola e em casa”.

Vítima de homicídio em Teixeira de Freitas era menor de apenas 15 anos

Vítima de homicídio em Teixeira de Freitas era menor de apenas 15 anos

Com maior prêmio estimado da história, Mega da Virada inicia vendas

Com maior prêmio estimado da história, Mega da Virada inicia vendas