Festival de Verão resgata tradição e agita Conceição da Barra nos finais de semana de Janeiro

Resgatando as origens de Conceição da Barra – é no calçadão da orla que acontece toda a programação do Festival de Verão e as festas de Réveillon e Carnaval.

HTML tutorial

Festival de Verão resgata tradição e agita Conceição da Barra nos finais de semana de Janeiro

A Prefeitura Municipal de Conceição da Barra resgatou neste verão as grandes festas momescas do passado, com shows e atrações culturais em todos os finais de semana na sua orla da praia, além da programação de réveillon e carnaval, especialmente depois da pandemia, pois a cidade ficou dois anos sem os seus movimentos culturais. Na sexta-feira (20) e sábado (21/01), Conceição da Barra recebeu grandes atrações musicais, dentre elas os cantores baianos Durval Lélys e Xandy Harmonia, que sobre um trio elétrico os artistas desfilaram agitando a multidão, batendo um recorde de público na sua extensa orla marítima.

Festival de Verão resgata tradição e agita Conceição da Barra nos finais de semana de Janeiro

O prefeito de Conceição da Barra, Walyson José Santos Vasconcelos, o “Mateusinho do Povão” (PTB), nestes dois dias recebeu artistas, autoridades, personalidades e políticos importantes na cidade que foram lhe prestigiar pelo trabalho de resgate cultural que vem promovendo em favor do município. Na atual gestão do prefeito Mateusinho, a Prefeitura Municipal vem investindo em setores estratégicos, como saúde, educação, assistência social e obras de infraestrutura, com foco especial na maior indústria do município, que é o turismo. Para este primeiro verão pós pandemia, um planejamento especial foi arquitetado para que todo programa fosse executado com louvor em Conceição da Barra.

Festival de Verão resgata tradição e agita Conceição da Barra nos finais de semana de Janeiro

“Os nossos investimentos nas festas culturais, busca resgatar as épocas de glórias das décadas de 80 e 90. Mas nos dias atuais temos tecnologias inovadoras e, isso nos proporciona a impulsionar o município com as nossas festas, harmonizando lazer, entretenimento, alegria, atraindo um turismo consciente e gerando qualidade de vida, bem-estar, divisas, emprego e renda para a nossa população. Nossa finalidade é potencializar a indústria do turismo, por isso, que na nossa programação, a gente prioriza muita música, dança, esporte e cultura, pois o nosso objetivo é vender amor, alegria e diversão, resgatando as origens de Conceição da Barra”, destacou o prefeito Mateusinho.

Festival de Verão resgata tradição e agita Conceição da Barra nos finais de semana de Janeiro

Prestigiando o colega prefeito Mateusinho durante os dias que os baianos Durval Lélys e Xandy Harmonia se apresentaram em Conceição da Barra, o prefeito da capital do estado do Espírito Santo “Vitória”, Lorenzo Silva de Pazolini, o “Delegado Pazolini” (REPU), se disse muito contente com que encontrou na cidade, uma cidade limpa, bem estruturada e um povo contente com o seu gestor. “É muito bom enxergar Conceição da Barra nesse estado de cuidado absoluto, sinal que as coisas por aqui vão muito bem. Estar nesta festa linda e muito bem organizada representa a volta da Barra no ranking de maior polo turístico do litoral do Estado. Estou muito feliz com a gestão do meu colega Mateusinho, rapaz simples, homem do povo, inovador, de um futuro brilhante e que só dará muito orgulho ao povo do município de Conceição da Barra”, enalteceu o prefeito de Vitória, Delegado Pazolini.

Festival de Verão resgata tradição e agita Conceição da Barra nos finais de semana de Janeiro
O prefeito Mateusinho sendo prestigiado em Conceição da Barra pelo chefe do poder executivo de Vitória, prefeito Pazolini.

O prefeito do município mineiro de Serra dos Aimorés, Iran Pacheco Cordeiro (PDT), gestor de segundo mandato e que vem fazendo história na sua cidade pelo resgate da memória cultural da sua terra, também prestigiou o colega Mateusinho no fim de semana que os cantores baianos Durval Lélys e Xandy Harmonia fizeram a festa em Conceição da Barra e elogiou o evento capixaba. “O meu colega Mateusinho está de parabéns, ele é um prefeito realmente do povão, que cuida da sua gente mais simples, que prioriza as obras públicas mais urgentes e alegra seu povo com festas essenciais que este ano colocou Conceição da Barra em seu devido lugar, atraindo multidões, turistas de todos os cantos do Brasil, isso é resgate de uma economia que vinha fazendo muita falta para este município. Estou muito alegre em ver novamente a Barra em um estágio de valorização do poder público e de enriquecimento da sua gente em todos os aspectos”, festejou o prefeito de Serra dos Aimorés, Iran Cordeiro.

Festival de Verão resgata tradição e agita Conceição da Barra nos finais de semana de Janeiro
O prefeito Mateusinho recebendo o prefeito de Serra dos Aimorés (MG), Iran Cordeiro e o comandante da PM de Serra dos Aimorés.

Conceição da Barra 

Conceição da Barra é um município litorâneo do extremo norte do Espírito Santo, considerado o mais oriental do estado que faz divisa com a Bahia por meio do Riacho Doce. Sua população é estimada em 35 mil habitantes e à cidade está a 260 quilômetros da capital do estado, Vitória. Conceição da Barra é um dos mais antigos municípios do território capixaba, cujo porto foi o determinante geograficamente para a fundação da cidade. Sua fundação datada de 1554, quando vindos do mar, os portugueses aportaram ao norte da foz de um grande rio, chamado pelos índios de Kiri-Kerê ou Rio Cricaré pelos europeus. Local que serviu para os portugueses organizarem expedições para afastarem os índios da região sob o comando do fidalgo português Vasco Fernandes Coutinho, o primeiro donatário da Capitania do Espírito Santo.

Ainda em 21 de setembro de 1596 a povoação da Barra recebeu a visita do padre José de Anchieta, que visitou também a povoação do Vale do Cricaré, e como era costume na época denominar as terras e os acidentes geográficos com o nome do Santo do dia, Anchieta trocou o nome do Rio Cricaré para São Mateus em homenagem ao santo daquele dia São Mateus. Passando este núcleo populacional da margem esquerda, a se chamar-se Barra de São Mateus. Mas em 11 de agosto de 1831, Barra de São Mateus foi instituída paróquia, sob a invocação de Nossa Senhora da Conceição, cuja imagem era venerada numa rústica capela erguida nos primórdios da colonização, onde se encontra até os dias de hoje.

A localidade foi também elevada à categoria de Vila por resolução do Conselho do Governo em 2 de abril de 1833, passando a se chamar Vila de Nossa Senhora da Conceição da Barra do Rio São Mateus. Com a instalação do município por sua independência política e administrativa em 6 de outubro de 1891, passou a denominar-se Conceição da Barra: Conceição em homenagem à padroeira e Barra lembrando o primeiro nome que os portugueses deram à povoação em tributo a barra natural da sua foz, na deságua sobre o mar do Rio Cricaré. Aliás a Barra do Cricaré muito contribuiu para o desenvolvimento da capitania do Espírito Santo, especialmente durante a Batalha do Cricaré e foi nestas águas, que Fernão de Sá, filho de Men de Sá, 3º governador geral do Brasil, ferido perdeu a vida, quando lutava pela expulsão dos franceses.

Festival de Verão resgata tradição e agita Conceição da Barra nos finais de semana de Janeiro

A cidade de Conceição da Barra que mantém desde o ano de 1990 o título de melhor carnaval do Estado do Espírito Santo, evento considerado o 3º melhor carnaval de rua do país. Tudo começou na década de 1960 por iniciativa e sob a Batuta do Sargento e Maestro Almir de Souza Santos (O Sargento Almir – também autor do Hino de Conceição da Barra), que com a Bandinha da Cidade saia às ruas levando o cortejo de Momo à tira-colo, formado pelos moradores de Conceição da Barra.

Na Avenida Cricaré na região do “cais do porto” é o point das tardes de Conceição da Barra onde estão muitos dos bons restaurantes da cidade, um local agradável para beber e comer sob a ventilação deste belo litoral e a vista exuberante do Rio Cricaré. A cidade promove o famoso Festival de Camarão e Frutos do Mar de Conceição da Barra, que também possui o título da maior moqueca capixaba do mundo, que é hoje um símbolo do Estado – o recorde gastronômico foi incluído desde 2019 no Guiness Book, o Livro dos Recordes.

Festival de Verão resgata tradição e agita Conceição da Barra nos finais de semana de Janeiro

Quem chega em Conceição da Barra fica maravilhado com o calçadão da sua orla marítima, com uma extensão de 5,2 Km, é uma ótima opção para os adeptos de caminhadas e passeios de bicicleta. Em sua extensão o turista encontra quiosques, bares e restaurantes. Local muito bom para sentar-se à beira mar, fazer passeio no calçadão com crianças, com largos e praças com diversão para todos os gostos. É no calçadão que acontece toda a programação do Festival de Verão, inclusive as festas de réveillon e carnaval.

PM apreende 100 papelotes de cocaina em Teixeira de Freitas

PM apreende 100 papelotes de cocaina em Teixeira de Freitas

Suspeito de traficar drogas enfrenta a polícia e acaba morto em confronto na cidade de Itamaraju

Suspeito de traficar drogas enfrenta a polícia e acaba morto em confronto na cidade de Itamaraju