A Prefeitura Municipal de Conceição da Barra resgatou neste verão as grandes festas momescas do passado, com shows e atrações culturais em todos os finais de semana na sua orla da praia, além da programação de réveillon e carnaval, especialmente depois da pandemia, pois a cidade ficou dois anos sem os seus movimentos culturais. Na sexta-feira (20) e sábado (21/01), Conceição da Barra recebeu grandes atrações musicais, dentre elas os cantores baianos Durval Lélys e Xandy Harmonia, que sobre um trio elétrico os artistas desfilaram agitando a multidão, batendo um recorde de público na sua extensa orla marítima.
O prefeito de Conceição da Barra, Walyson José Santos Vasconcelos, o “Mateusinho do Povão” (PTB), nestes dois dias recebeu artistas, autoridades, personalidades e políticos importantes na cidade que foram lhe prestigiar pelo trabalho de resgate cultural que vem promovendo em favor do município. Na atual gestão do prefeito Mateusinho, a Prefeitura Municipal vem investindo em setores estratégicos, como saúde, educação, assistência social e obras de infraestrutura, com foco especial na maior indústria do município, que é o turismo. Para este primeiro verão pós pandemia, um planejamento especial foi arquitetado para que todo programa fosse executado com louvor em Conceição da Barra.
“Os nossos investimentos nas festas culturais, busca resgatar as épocas de glórias das décadas de 80 e 90. Mas nos dias atuais temos tecnologias inovadoras e, isso nos proporciona a impulsionar o município com as nossas festas, harmonizando lazer, entretenimento, alegria, atraindo um turismo consciente e gerando qualidade de vida, bem-estar, divisas, emprego e renda para a nossa população. Nossa finalidade é potencializar a indústria do turismo, por isso, que na nossa programação, a gente prioriza muita música, dança, esporte e cultura, pois o nosso objetivo é vender amor, alegria e diversão, resgatando as origens de Conceição da Barra”, destacou o prefeito Mateusinho.
Prestigiando o colega prefeito Mateusinho durante os dias que os baianos Durval Lélys e Xandy Harmonia se apresentaram em Conceição da Barra, o prefeito da capital do estado do Espírito Santo “Vitória”, Lorenzo Silva de Pazolini, o “Delegado Pazolini” (REPU), se disse muito contente com que encontrou na cidade, uma cidade limpa, bem estruturada e um povo contente com o seu gestor. “É muito bom enxergar Conceição da Barra nesse estado de cuidado absoluto, sinal que as coisas por aqui vão muito bem. Estar nesta festa linda e muito bem organizada representa a volta da Barra no ranking de maior polo turístico do litoral do Estado. Estou muito feliz com a gestão do meu colega Mateusinho, rapaz simples, homem do povo, inovador, de um futuro brilhante e que só dará muito orgulho ao povo do município de Conceição da Barra”, enalteceu o prefeito de Vitória, Delegado Pazolini.
O prefeito do município mineiro de Serra dos Aimorés, Iran Pacheco Cordeiro (PDT), gestor de segundo mandato e que vem fazendo história na sua cidade pelo resgate da memória cultural da sua terra, também prestigiou o colega Mateusinho no fim de semana que os cantores baianos Durval Lélys e Xandy Harmonia fizeram a festa em Conceição da Barra e elogiou o evento capixaba. “O meu colega Mateusinho está de parabéns, ele é um prefeito realmente do povão, que cuida da sua gente mais simples, que prioriza as obras públicas mais urgentes e alegra seu povo com festas essenciais que este ano colocou Conceição da Barra em seu devido lugar, atraindo multidões, turistas de todos os cantos do Brasil, isso é resgate de uma economia que vinha fazendo muita falta para este município. Estou muito alegre em ver novamente a Barra em um estágio de valorização do poder público e de enriquecimento da sua gente em todos os aspectos”, festejou o prefeito de Serra dos Aimorés, Iran Cordeiro.
Conceição da Barra
Conceição da Barra é um município litorâneo do extremo norte do Espírito Santo, considerado o mais oriental do estado que faz divisa com a Bahia por meio do Riacho Doce. Sua população é estimada em 35 mil habitantes e à cidade está a 260 quilômetros da capital do estado, Vitória. Conceição da Barra é um dos mais antigos municípios do território capixaba, cujo porto foi o determinante geograficamente para a fundação da cidade. Sua fundação datada de 1554, quando vindos do mar, os portugueses aportaram ao norte da foz de um grande rio, chamado pelos índios de Kiri-Kerê ou Rio Cricaré pelos europeus. Local que serviu para os portugueses organizarem expedições para afastarem os índios da região sob o comando do fidalgo português Vasco Fernandes Coutinho, o primeiro donatário da Capitania do Espírito Santo.
Ainda em 21 de setembro de 1596 a povoação da Barra recebeu a visita do padre José de Anchieta, que visitou também a povoação do Vale do Cricaré, e como era costume na época denominar as terras e os acidentes geográficos com o nome do Santo do dia, Anchieta trocou o nome do Rio Cricaré para São Mateus em homenagem ao santo daquele dia São Mateus. Passando este núcleo populacional da margem esquerda, a se chamar-se Barra de São Mateus. Mas em 11 de agosto de 1831, Barra de São Mateus foi instituída paróquia, sob a invocação de Nossa Senhora da Conceição, cuja imagem era venerada numa rústica capela erguida nos primórdios da colonização, onde se encontra até os dias de hoje.
A localidade foi também elevada à categoria de Vila por resolução do Conselho do Governo em 2 de abril de 1833, passando a se chamar Vila de Nossa Senhora da Conceição da Barra do Rio São Mateus. Com a instalação do município por sua independência política e administrativa em 6 de outubro de 1891, passou a denominar-se Conceição da Barra: Conceição em homenagem à padroeira e Barra lembrando o primeiro nome que os portugueses deram à povoação em tributo a barra natural da sua foz, na deságua sobre o mar do Rio Cricaré. Aliás a Barra do Cricaré muito contribuiu para o desenvolvimento da capitania do Espírito Santo, especialmente durante a Batalha do Cricaré e foi nestas águas, que Fernão de Sá, filho de Men de Sá, 3º governador geral do Brasil, ferido perdeu a vida, quando lutava pela expulsão dos franceses.
A cidade de Conceição da Barra que mantém desde o ano de 1990 o título de melhor carnaval do Estado do Espírito Santo, evento considerado o 3º melhor carnaval de rua do país. Tudo começou na década de 1960 por iniciativa e sob a Batuta do Sargento e Maestro Almir de Souza Santos (O Sargento Almir – também autor do Hino de Conceição da Barra), que com a Bandinha da Cidade saia às ruas levando o cortejo de Momo à tira-colo, formado pelos moradores de Conceição da Barra.
Na Avenida Cricaré na região do “cais do porto” é o point das tardes de Conceição da Barra onde estão muitos dos bons restaurantes da cidade, um local agradável para beber e comer sob a ventilação deste belo litoral e a vista exuberante do Rio Cricaré. A cidade promove o famoso Festival de Camarão e Frutos do Mar de Conceição da Barra, que também possui o título da maior moqueca capixaba do mundo, que é hoje um símbolo do Estado – o recorde gastronômico foi incluído desde 2019 no Guiness Book, o Livro dos Recordes.
Quem chega em Conceição da Barra fica maravilhado com o calçadão da sua orla marítima, com uma extensão de 5,2 Km, é uma ótima opção para os adeptos de caminhadas e passeios de bicicleta. Em sua extensão o turista encontra quiosques, bares e restaurantes. Local muito bom para sentar-se à beira mar, fazer passeio no calçadão com crianças, com largos e praças com diversão para todos os gostos. É no calçadão que acontece toda a programação do Festival de Verão, inclusive as festas de réveillon e carnaval.