Da redação TN
Uma fazenda produtora de café, coco e pimenta do reino foi flagrada, nesta quarta-feira (13), furtando energia no município de Prado. A irregularidade identificada durante operação das polícias Civil e Técnica, com apoio da Neoenergia Coelba, representou um desvio de 200 mil kWh. Esta energia recuperada, segundo a Coelba, seria capaz de abastecer 1.700 residências durante um mês ou todo o município de Pau Brasil no mesmo período.
A operação contou com a participação de mais de 15 colaboradores da Neoenergia Coelba, além das equipes policiais. Durante a ação, os técnicos da distribuidora removeram um transformador e três chaves fusíveis que estavam instalados de forma irregular para abastecer uma secadora de café. Após a remoção das irregularidades, o proprietário foi intimado a depor às autoridades.
Estima-se que o desvio de energia ocorria há aproximadamente cinco anos. O valor da energia desviada será recuperado através da cobrança ao proprietário da fazenda. “A partir deste valor, será realizada a arrecadação de impostos Estaduais e Federais que são revertidos para sociedade”, informa.
A fazenda alvo desta operação foi mapeada através de fiscalizações em campo e análises dos softwares da Neoenergia Coelba, associados a sensores inteligentes que controlam o fluxo de energia elétrica na rede de distribuição, aumentando a assertividade das ações de combate ao furto. O “gato de energia” encontrado representava, ainda, um risco à segurança para a população local, uma vez que a ligação foi feita fora dos padrões técnicos.