Da redação TN
Na tarde dessa última quarta-feira (29), a Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), realizou um encontro virtual para o lançamento do processo de elaboração do Plano Estadual de Saneamento Básico do Estado da Bahia, um instrumento de gestão dos serviços públicos de saneamento básico, que irá conter as diretrizes, objetivos e metas para o setor, direcionando, a aplicação de recursos em intervenções que proporcionem efetivos resultados para a sociedade.
O Titular da SIHS, Leonardo Góes explicou que a Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento é a Pasta responsável por formular, coordenar, implementar a Política Estadual de Saneamento Básico, bem como monitorar e avaliar a execução de suas ações referentes aos componentes de abastecimento de água e esgotamento sanitário. “O PESB vai nos ajudar com o desafio que é o planejamento dos serviços de saneamento básico em todo estado, promovendo a integração com as demais políticas que possuem essa interface, tais como meio ambiente, recursos hídricos, saúde, habitação e desenvolvimento urbano e rural, priorizando a universalização do acesso aos serviços à população”, complementou Góes.
A reunião contou com a participação de diferentes grupos sociais, do poder público e dos prestadores de serviço relacionados ao saneamento básico, além da equipe técnica das empresas que integram o Consórcio, dos Comitês de coordenação e de acompanhamento, Conselho das Cidades e sua Câmara técnica de saneamento, o grupo de acompanhamento técnico e a equipe técnica da SIHS, com o objetivo de planejar coletivamente e com controle social os serviços de saneamento básico nos 417 municípios do nosso Estado.
Durante os meses de outubro e novembro serão realizadas as Oficinas referentes ao processo de elaboração do diagnóstico técnico participativo do PESB. No dia 21 de outubro a oficina será realizada para a região extremo sul.