Na manhã de sábado, 4 de novembro, guarnições da Rondesp Extremo Sul estavam em ação como parte da “Operação Paz”, deslocando-se de Trancoso para Caraíva, no litoral sul de Porto Seguro, quando receberam uma denúncia de um morador sobre a existência de homens armados, inclusive portando armas longas, que estariam aterrorizando a população da comunidade de Sapirara. Diante dessa denúncia, as guarnições imediatamente se dirigiram ao local para verificar.
Ao chegarem à comunidade, as equipes de Rondesp se depararam com a presença dos indivíduos armados, que, ao perceberem a aproximação dos policiais, abriram fogo e empreenderam fuga em direções distintas. Em resposta os policiais afirmam que revidaram, resultando em um confronto. Muitos dos suspeitos fugiram para uma área de mata, enquanto um deles buscou abrigo em um terreno baldio nas proximidades.
O suspeito acabou sendo atingido e apesar de ter sido socorrido a uma unidade de saúde localizada em Trancoso, acabou não resistindo. Com o resistente os militares apreenderam um revólver calibre 38, com seis munições deflagradas no tambor.
O comando da Rondesp Extremo Sul, que possui sede em Teixeira de Freitas, informa que continua mobilizada para tentar identificar e prender os acusados que conseguiram fugir.