IPAC anuncia mostra gratuita das obras de Frans Krajcberg no Museu do MuBE em São Paulo

IPAC anuncia mostra gratuita das obras de Frans Krajcberg no Museu do MuBE em São Paulo

O MuBE – Museu Brasileiro da Escultura e Ecologia está anunciando que realiza, de 7 de maio a 31 de julho de 2022, em parceria com o IPAC – Instituto do Patrimônio Histórico e Cultural da Bahia, a exposição histórica e antológica “Frans Krajcberg: por uma arquitetura da natureza”, com curadoria de Diego Moreira Matos, curador-chefe do Museu.

A mostra contará com obras enviadas de vários lugares, como as 106 esculturas resgatadas do Sítio Natura, em Nova Viçosa (BA), onde o artista morava e realizou grande parte de sua produção, além de outras 54 obras de museus de outras partes do mundo e de colecionadores brasileiros. Ao todo serão 160 trabalhos entre esculturas, pinturas, desenhos, gravuras e objetos do artista plástico Frans Krajcberg.

O centenário do artista e ambientalista ocorreu em 2021 e encerrou o ano com o lançamento do livro “Frans Krajcberg – O poeta da árvore” do jornalista baiano Athylla Borborema, uma biografia 100% dedicada a vida e a obra do escultor que viveu os últimos 45 anos da sua vida em sua casa da árvore no Sítio Natura, em Nova Viçosa. A biografia publicada pela Editora LURA, de São Paulo, com 450 páginas, demorou 5 anos para ficar pronta, mas o seu autor acompanhou o percurso do biografado desde 1989 e manteve uma interlocução pessoal com o artista nos seus últimos 17 anos de vida.

IPAC anuncia mostra gratuita das obras de Frans Krajcberg no Museu do MuBE em São Paulo

No entanto, os organizadores dizem que as comemorações do centenário de Frans Krajcberg continuam em 2022 com a exposição “Frans Krajcberg: por uma arquitetura da natureza”, também em celebração aos 100 da Semana de Arte Moderna de São Paulo e aos 200 anos da Independência do Brasil.

O MuBE promete trazer na exposição toda a sua potência e diversidade, além de incluir sua produção artística que se conecta com a natureza e seu ativismo ecológico, sem perder de vista um olhar histórico que apresenta em totalidade seu apuro técnico, conceitual e ambiental. A exposição marca também o início dos trabalhos de preservação, conservação e divulgação do acervo e do Sítio Natura, doados pelo artista ao Governo da Bahia, com os quais o MuBE está cooperando.

“Nossa equipe passou 16 dias em Nova Viçosa colaborando com a equipe do IPAC na realização dos trabalhos de catalogação e recuperação das obras de Krajcberg e do Sítio Natura. Foram mais de 40 pessoas envolvidas, muitas da própria região, nesse grande esforço coletivo pela preservação deste importante acervo”, informou Flavia Velloso, presidente do MuBE.

IPAC anuncia mostra gratuita das obras de Frans Krajcberg no Museu do MuBE em São Paulo

Segundo João Carlos Cruz, diretor-geral do IPAC, a parceria com o MuBE para esta exposição, com entrada gratuita, representa uma excelente oportunidade para dinamizar o acervo de Frans Krajcberg doado ao Governo da Bahia e ao mesmo tempo em que promove sua revitalização e democratização, trazendo benefícios para todos. Faz parte ainda do acordo entre o IPAC e o Museu MuBE a publicação de 4.500 exemplares de material educativo sobre a mostra, “Frans Krajcberg e o Sítio Natura”, que serão distribuídos para os estudantes da rede pública municipal e estadual de Nova Viçosa.

Com esta mostra “Resgatamos uma das missões iniciais do MuBE: de ser um centro para discussão de questões da arte e ecologia”, afirma Matos, curador da mostra. “Democratizar a arte e mostrar sua relação com a natureza e a diversidade são objetivos inexauríveis do MuBE e de todas as ações que realizamos. Mais do que conferir o apelo estético e primoroso das obras exibidas, o público tem a oportunidade de se aprofundar no conhecimento sobre a riqueza e complexidade da cultura brasileira e da causa ambiental”, prossegue.

Depois do MuBE, a mostra segue para a inauguração do novo Museu Wanderley de Pinho, em Salvador, onde serão concluídos os trabalhos de catalogação, preservação e restauração de todo o acervo de Frans Karjcberg doado ao governo do estado da Bahia. As peças retornarão para Nova Viçosa após a conclusão dos trabalhos de revitalização e adequação técnica dos espaços do Sítio Natura.

IPAC anuncia mostra gratuita das obras de Frans Krajcberg no Museu do MuBE em São Paulo
O artista plástico Frans Krajcberg no seu último aniversário de 96 anos em 12 de abril de 2017 no Sítio Natura

O MuBE está divulgando ainda a programação da exposição “Frans Krajcberg: por uma arquitetura da natureza” em São Paulo: A abertura se dará no sábado do próximo dia 7 de maio, a partir das 11h30. A visitação passa a ocorrer a partir do domingo, dia 8 de maio e só se encerra no domingo do dia 31 de julho. O horário de visitação será de terça a domingo, das 11h às 17h. A entrada é gratuita. O MuBE que é um museu tradicional, desde 1986, fica localizado na Rua Alemanha nº 221, Jardim Europa – São Paulo – Capital.

A Dúvida:

Tão logo o IPAC retirou 106 obras do acervo de Frans Krajcberg do Sítio Natura, em Nova Viçosa, sem comunicar à comissão de herdeiros do artista, rolou um stress e uma espécie de revolta de certa parcela da sociedade local. A prefeita do município de Nova Viçosa, Luciana Machado (PP), chegou a se pronunciar de forma oficial se colocando contra a retirada das obras de artes do museu, levantando dúvidas sobre os destinos das peças, levando em consideração que desde a morte do artista em 15 de novembro de 2017, que o estado da Bahia (realmente), nunca promoveu nenhuma intervenção no Sítio Natura no sentido de preservar e promover melhorias no local, como ficou celebrado no termo de doação.

A retirada das obras na madrugada daquele domingo do último dia 17 de abril, fez a sociedade local levantar inúmeras suspeitas, inclusive obrigando a impetração de uma medida judicial exigindo uma explicação do IPAC. Mas os ânimos só se acalmaram na região, após o IPAC e o MuBE terem dado explicação sobre a Exposição em São Paulo e os destinos das obras, e assegurado, mesmo que de forma genérica, a importância da revitalização do Museu Natura, em Nova Viçosa, onde Frans Krajcberg está imortalizado com suas cinzas no tronco da árvore que sustenta a sua famosa Casa da Árvore.

O contrato que garante a concessão do acervo de sua obra para o Estado da Bahia depois de sua morte, foi lavrada por meio de uma escritura pública de doação de usufruto no Cartório do 5º Ofício de Notas de Salvador, no dia em 2 de junho de 2009 na presença do então governador Jaques Wagner, quando o artista plástico Frans Krajcberg, tinha 88 anos. O escultor deixou 5 “herdeiros”, inclusive o inventariante, registrado em testamento, apesar que eles não terão direito a bens pessoais, mas que possuem, a responsabilidade de garantir a manutenção do sítio, inclusive recorrendo a medidas judiciais se for o caso, além de acompanhar e cobrar do Governo do Estado, as providências acordadas em 2009 quando o escultor doou o imóvel e cerca de mil obras de seu acervo ao poder público estadual para que fossem erguidos 5 novos prédios para abrigar suas peças e instalado um museu-fundação aberto ao público.

O advogado do artista, Ernani Griffo Ribeiro e integrante da comissão de herdeiros, disse que espera que nada seja desfigurado no Sítio Natura, para que tudo seja mantido de acordo com a vontade do escultor, até os investimentos para se consolidar o Museu Artístico e Ecológico Frans Krajcberg, após as conclusões dos estudos do Governo do Estado e, já era desejo de Frans Krajcberg implantar no local outros projetos, como um programa cultural de música, resgatar o Projeto Tamar e realizar eventos de artes e ecológicos, muito embora, era desejo também do artista, que em Salvador fosse erguido um Museu ou Memorial em tributo a sua arte, tendo inclusive, em vida, visitado dois locais disponibilizados pelo Governo da Bahia, um no bairro de Ondina e outro no Parque de Pituaçú. Contudo, o projeto piloto da sua história internacional, sempre foi o seu desejo, que seja mantido realmente no Sítio Natura em Nova Viçosa, onde inclusive, escolheu para que fosse imortalizado no tronco da sua árvore mais celebrada.

Prefeitura de Itamaraju conclui 39 obras de macrodrenagem e pontes no interior do Município

Prefeitura de Itamaraju conclui 39 obras de macrodrenagem e pontes no interior do Município

Prefeitura de Eunápolis resgata tradicional torneio de futebol Caixeiral

Prefeitura de Eunápolis resgata tradicional torneio de futebol Caixeiral