A ponte sobre o rio Jucuruçu que liga o centro da cidade baixa em Itamaraju aos bairros da zona sul da cidade, como Várzea Alegre e Corujão, conhecida por Ponte da Várzea Alegre, inaugurada em 1º de dezembro de 1993 pelo Governo da Bahia, que estava interditada desde a madrugada do dia 7 de dezembro de 2021, foi finalmente liberada para o trânsito de veículos.
Foram as fortes chuvas daquele dezembro que destruiu a cabeceira sul da ponte e a estrutura foi levada pela força da água, quando causaram as enchentes do rio Jucuruçu acumulando muitos prejuízos e causando três mortes. Somente agora foi liberada a passagem de veículos após exatos 4 meses de interdição.
O acesso estava sendo feito pela outra ponte da BR-101, também sobre o rio Jucuruçu, que aliás, também passou por reparos. A ponte que estava interditada, ganhou obras de ligação durante os dois últimos meses. O local recebeu dezenas e dezenas de caçambas de pedras gigantes que deram sustentação a edificação.
A obra foi executada pelo Governo da Bahia em parceria com a Prefeitura Municipal de Itamaraju. O prefeito Marcelo Angênica (PSDB) na ocasião, já havia licitado a obra da ponte da Várzea Alegre, quando o Estado comunicou que também já havia licitado a ponte, daí, Estado e Município entraram em acordo, para que o município não perdesse a verba, tão necessária naquele momento. “Optamos que o Estado fizesse a obra e o município alocasse as suas verbas para outras obras de recuperação de pontes e estradas no interior de Itamaraju”, informou o prefeito Marcelo Angênica.