O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nomeou nesta segunda-feira, 3, dois novos juízes para o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). Os escolhidos foram os então advogados Danilo Costa Luiz, que assume como magistrado titular; e Ricardo Borges Maracajá Pereira, como juiz substituto.
Danilo Luiz e Ricardo Maracajá foram escolhidos por Lula dentre duas listas tríplices de advogados reconhecidos com notável saber jurídico, todos eles indicados pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA).
Enquanto Danilo Luiz foi escolhido para o lugar que antes era ocupado por José Batista de Santana Júnior, Ricardo Maracajá foi nomeado para o posto que antes pertencia a Carina Cristiane Canguçu Virgens.
Advogado há 15 anos, Danilo Luiz já ocupava o posto de juiz substituto no TRE-BA desde o ano passado, coordenando o Núcleo de Cooperação Jurídica da Corte eleitoral baiana. Ele era apoiado pela atual presidente do TJ-BA, a desembargadora Cynthia Maria Pina Resende.
Ricardo Maracajá se destacou na carreira atuando como procurador-geral do município de Santa Bárbara, entre 2017 e 2020. Posteriormente, ele também atuou como procurador em Terra Nova, entre 2021 e 2023.
Neto dos ex-dirigentes do Esporte Clube Bahia, Benedito Borges e Paulo Maracajá, Ricardo também ocupa, desde 2021, o posto de auditor do Tribunal de Justiça Desportiva da Bahia (TJD-BA).
Os dois novos magistrados assumem seus postos em um ano de eleições municipais, quando o TRE-BA costuma ser mais exigido em termos de demanda. (Fonte: A Tarde)