Dois ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deixarão seus cargos nesta semana. Com a saída, será enviada lista triplíce ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para escolha dos substitutos. Os dois novos nomes escolhidos votarão no julgamento de inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Deixam o TSE, na quarta-feira, 17, o ministro Sérgio Banhos. No dia seguinte, chega ao fim o mandato de Carlos Horbach.
Pelo regramento constitucional, o presidente do TSE, o ministro Alexandre de Moraes, é o responsável por elaborar a lista e enviar ao Supremo Tribunal Federal (STF) antes dela ir para o presidente da República. Por tradição, o primeiro nome a compor a lista tríplice deve ser o da ministra substituta do TSE Maria Claudia Bucchianeri. Os demais nomes serão do quinto constitucional, ou seja, vindos da advocacia.
A expectativa atualmente na Corte é que a Aije contra Bolsonaro seja analisada ainda no mês de maio. Então, o novo ministro já estaria nessa composição de análise. A troca na composição será decisiva na condenação ou na absolvição do ex-presidente.