Morreu nesta segunda-feira, 16 de agosto, aos 77 anos, Duda Mendonça, um dos mais conhecidos marqueteiros políticos do país. Vítima de um câncer no cérebro, ele estava internado há dois meses no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Casado com Aline Mendonça, ele deixa quatro filhos.
Responsável pela campanha vitoriosa de Lula em 2002 — quando criou o “Lulinha paz e amor” — Mendonça foi visitado há algumas semanas pelo ex-presidente. Os dois não se encontravam desde 2005, quando estourou o escândalo do mensalão no PT. Na época, o publicitário afirmou que foi pago no exterior por parte dos serviços de campanha prestados.
O marqueteiro foi responsável ainda pelas campanhas de Paulo Maluf à prefeitura de São Paulo em 1992 e de reeleição da ex-prefeita da capital paulista Marta Suplicy em 2004. Também atuou nas campanhas dos irmãos Ciro e de Cid Gomes no Ceará quando eles se candidataram em 2006 a, respectivamente, a deputado federal e a governado.
Nascido em Salvador em 10 de agosto de 1944, Duda Mendonça abriu a agência DM9 em 1975. Estreou no marketing político em 1985, ao trabalhar na campanha que elegeu Mário Kertez para prefeito de Salvador.