Mucuri retoma mutirão para aplicação da 3ª dose da vacina contra a Covid-19

Por Athylla Borborema

O sucesso da adesão dos idosos à terceira dose da vacina contra a Covid-19 possibilitou que a Prefeitura de Mucuri através da Secretaria Municipal de Saúde contemplasse uma nova faixa etária com a nova etapa da imunização. O público com 60 anos se vacinou no mutirão realizado na tarde desta quinta-feira (28/10) com a dose de reforço das 15h às 20h. O prazo mínimo para os idosos com 60 anos ou mais receberem a terceira dose é de seis meses após ter completado o ciclo vacinal, com as duas doses ou dose única.

Em Mucuri, nesta quinta-feira (28), a vacinação aconteceu na Avenida Perobas nº 94, no bairro Malvinas. No distrito de Itabatã, a vacinação aconteceu na Casa do Futuro, na Avenida Minas Gerais nº 743, no Centro. Se atendeu as pessoas acima dos 60 anos, trabalhadores da saúde e pacientes em hemodiálise com a dose da Pfizer. É necessário levar um documento com foto, Cartão do SUS e Cartão de Vacina.

Para ter acesso ao imunizante, todos devem estar habilitados com a data para recebimento da dose de reforço dentro do prazo estabelecido pela Secretaria Municipal da Saúde de Mucuri. No mutirão foram aplicadas as doses de reforço para idosos que tomaram a segunda dose há mais de seis meses.

O secretário Municipal de Saúde de Mucuri, Fernando Jardim, disse que a vacinação para crianças e adolescentes continua para maiores de 12 anos, sendo que os menores de 18 anos devem estar acompanhados dos responsáveis. Para a segunda dose deverá obedecer ao intervalo de 56 dias da 1ª dose. A terceira dose para maiores de 60 anos que começou nesta quinta-feira e trabalhadores da saúde que já tenham 6 meses de intervalo da 2ª dose.

O secretário Fernando Jardim explica que a terceira dose ou dose de reforço está sendo aplicada porque foi observada uma queda na proteção da vacina contra a Covid-19, após seis meses da segunda dose. Segundo ele, o objetivo também do mutirão de vacinação é atrair os faltosos da segunda dose, ou seja, aquelas pessoas que já poderiam ter tomado a 2ª dose mas que ainda não compareceram aos postos de saúde para completar o esquema vacinal.

A secretaria de Saúde de Mucuri também aproveitou para atualizar o cadastro na plataforma do sistema de vacinação, inserindo dados de pessoas que já tomaram o imunizante e que eventualmente ainda não constam no sistema. O governo municipal pede que os pais ou responsáveis levem a carteira de vacinação de seus filhos para que o profissional de saúde avalie quais doses e vacinas precisam ser aplicadas.

Homem de Teixeira de Freitas é morto a tiros no centro do Prado

SUZANO diz que a ocorrência de sedimentos lamosos nas praias de Nova Viçosa não está associada às suas atividades