Nova sede da Câmara Municipal é um marco histórico para o Legislativo de São Mateus

A nova sede da Câmara Municipal no centro histórico de São Mateus recebeu o nome de Palácio Matheus Cunha Fundão

Embora o município de São Mateus, no extremo norte do Espírito Santo, tenha recebido a sua independência política e administrativa em 3 de abril de 1848 e sendo hoje o 7º mais populoso do Estado com cerca de 130 mil habitantes, à cidade de São Mateus banhada pelo rio Cricaré é o 8º aglomerado urbano mais antigo do Brasil, que até hoje é marco histórico para o país com os seus casarios coloniais, fundada em 21 de setembro de 1544.

E por falar em história, numa concorrida cerimônia no início da noite desta terça-feira (08/11), o Poder Legislativo de São Mateus herdou um valoroso edifício, estilo neoclássico, em plena Avenida Jones dos Santos Neves, no centro histórico de São Mateus. O prédio foi doado pelo município ao legislativo. A nova sede da Câmara Municipal de São Mateus, recebeu o nome de Palácio Matheus Cunha Fundão.

A cerimônia foi marcada pela participação especial da Sociedade Musical Lira Mateense e do Grupo de Música do Centro Cultural Araçá. O presidente da Câmara Municipal, Paulo Fundão (PP), recepcionou inúmeras autoridades, inclusive o prefeito Daniel Santana (PSDB), a deputada estadual Janete de Sá (PSB), o governador reeleito Renato Casagrande (PSB) e inúmeras outras personalidades políticas, empresariais, religiosas, civis e militares.

A Câmara Municipal de São Mateus possui atualmente apenas 11 vereadores, ocupando as 19 vagas disponibilizadas no município pela legislação brasileira. E após 478 anos de fundação e 174 anos de emancipação político-administrativa, o Poder Legislativo de São Mateus ganhou sua sede própria, que além do Palácio Legislativo Matheus Cunha Fundão, herdou também um Anexo Administrativo -, são dois prédios históricos que no passado abrigaram o Banco Banestes, a Prefeitura Municipal e o Fórum Estadual Desembargador Santos Neves.

Os imóveis estão abrigando o Plenário, as secretarias e os demais órgãos que auxiliam as atividades parlamentares e também os gabinetes dos vereadores. Por intermédio de leis aprovadas pelo plenário e promulgadas pela mesa diretora, o prédio principal e as salas internas recebem nomes de saudosos parlamentares que já fizeram parte do Parlamento Municipal. Entre os homenageados estão os ex-vereadores Jackson Mendonça Bahia, Antônio Gomes e Antenor Malverdi Filho, e o ex-procurador Benedicto Caulyt Figueiredo.

O governador do Estado do Espírito Santo, Renato Casagrande disse que o parlamento de São Mateus teve uma conquista mais que merecida em favor das decisões que rege a população, cujo espaço deve cada vez mais fazer parte dos debates e participar da vida política do município e aproveitou a oportunidade para estender amabilidades políticas ao prefeito Daniel Santana e ao presidente Paulo Fundão pela a harmonia e a parceria permanente entre os poderes.

“Hoje é um dia histórico para o nosso município de São Mateus, pois conquistamos a nossa tão sonhada sede própria do Poder Legislativo, cujo sonho é antigo e fez parte do desejo de muitas gerações de parlamentares. Mas quis o destino que fosse na minha gestão, a realização deste sonho. Nossa cidade merecia uma sede com essa estrutura. Receber neste dia histórico o governador Renato Casagrande, que foi em São Mateus o mais votado nos dois turnos das últimas eleições, para nós é motivo de muita festa. Aliás, o nosso povo mateense reconheceu na liderança do Renato Casagrande, que o nosso Espírito Santo está no rumo certo”, destacou o presidente Paulo Fundão.

A vereadora Elisangela Cristina do Nascimento, popularmente conhecida por “Preta” (PSB), disse que a nova sede da Câmara Municipal é um marco histórico para o Poder Legislativo de São Mateus e, que o espaço maior e melhor distribuído, segundo a vereadora Preta, chega para garantir aos vereadores e aos servidores da Casa de Leis melhor condições de atendimento ao público, sob um projeto inovador, com o novo auditório e climatizado, além de novo sistema de sonorização e salas confortavelmente implantadas para melhor acomodar seus servidores públicos e receber à população.

“O nosso presidente Paulo Fundão é um homem preparado, inteligente, dinâmico e administrativamente ágil, possui uma enorme capacidade de articulação, tanto que cumpriu a promessa de instalar novamente o parlamento na área central da cidade, mas tem sido conciso na sua seriedade de continuar com as janelas e as portas abertas da Câmara Municipal para o bairro Santo Antônio, onde à Câmara funcionou após duas décadas numa estrutura cedida. O presidente Paulo Fundão tem feito história com inovações que modernizam e democratizam o Legislativo, conseguindo dar uma estabilidade política ao município e por isso, a Câmara de São Mateus tem o reconhecimento do governador Casagrande e das autoridades do Estado”, ressaltou a vereadora Preta.

Financiadores: MPs entregam relatório de investigação de atos pós-eleições ao TSE

Campanha de incentivo à poupança premiará clientes, confirma a Caixa