Núcleo Regional de Saúde e Secretaria Municipal definem ações de combate à dengue em Mucuri

Encontro em Mucuri reuniu representantes dos setores estratégicos no combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti e a preocupação é o aumento de casos no município e na região.

Núcleo Regional de Saúde e Secretaria Municipal definem ações de combate à dengue em Mucuri

A Secretaria Municipal de Saúde de Mucuri e o NRS – Núcleo Regional de Saúde do Extremo Sul da Bahia, se reuniram com os seus representantes legais e diretores de setores estratégicos na manhã desta quinta-feira (21/03), no auditório do Gabinete do Prefeito em Mucuri, para definir mais ações de combate à dengue no município. Durante o encontro foram apresentados dados estatísticos da situação epidemiológica da doença na região do extremo sul baiano e também no município de Mucuri e, definidas novas ações de combate à doença. A vacinação contra a dengue também foi abordada no encontro, embora a vacinação seja uma grande contribuição, é uma alternativa que terá resultado a médio e longo prazo. Os 21 municípios do extremo sul da Bahia encontram-se em atenção, seja por conta do histórico da doença, seja por terem sofrido com as fortes chuvas do início do ano. Alguns desses municípios estão “em alerta” e “sob risco”, mas o objetivo é evitar o estado de epidemia.

Conforme a coordenadora do NRS – Núcleo Regional de Saúde do Extremo Sul da Bahia, Maria José de Jesus Silva Costa, que também participou da reunião, reforçou a necessidade dos municípios de promover mutirões de limpeza, eliminando focos do mosquito causador da dengue e que a preocupação, se dá em função dos aumentos de casos das doenças em todo o Estado da Bahia. “Com o aumento no número de casos de dengue, iniciamos várias ações para evitar que se torne uma epidemia forte. A ideia do encontro em Mucuri foi fortalecer a cooperação entre as autoridades locais e a gestão de saúde, buscando soluções conjuntas para conter a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. É importante que possamos socializar as informações e trabalhemos de forma coletiva, para que o extremo sul da Bahia não entre em uma situação crítica”, afirmou a coordenadora Maria José.

Núcleo Regional de Saúde e Secretaria Municipal definem ações de combate à dengue em Mucuri

O secretário Municipal de Saúde de Mucuri, Fernando Jardim, estabeleceu novas metas de trabalho para aumentar a mobilização da comunidade, a distribuição de materiais informativos e a intensificação das campanhas de conscientização. “Acabamos de sermos classificados pelo Estado com o “Sinal de Alerta” e por isso estamos aumentando nossas equipes de atendimentos em todas as unidades de saúde, estamos adquirindo uma quantidade maior de testes e medicamentos contra os sintomas da doença. Nossa finalidade é evitar uma nova epidemia como a ocorrida em 2016 no município de Mucuri. Portanto, acompanhar e apresentar os dados atuais, as preocupações com relação à dengue no município, o combate rigoroso, especialmente na cidade de Mucuri onde as casas dos turistas ficam fechadas neste período do ano, além do engajamento, envolvimento e combate, é fundamental para manter a doença sob controle”, explicou o secretário Fernando Jardim.

Conforme a supervisora técnica da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Mucuri, Érica Lopes Ribeiro Marx, é importante também que a população esteja atenta aos possíveis criadouros dentro das residências. Pois não se pode deixar acumular água em recipientes como garrafas, pneus e pratos usados para plantas. E outra medida essencial é cobrir as caixas d’água. Segundo Érica Lopes, o foco da reunião foi justamente alinhar as ações de promoção e intervenção de combate à dengue junto a toda rede de atenção à saúde, na intenção de tomar uma série de medidas rotineiras para se evitar uma pandemia da doença. “Mesmo com toda orientação, infelizmente os casos tem aumentado, por isso estamos intensificando as ações no município, reforçamos que a luta contra o mosquito de dengue não é só do poder público, com a colaboração da população, mantendo seus quintais bem cuidados e sem criadouros, com certeza não teremos maiores problemas no enfrentamento ao Aedes Aegypti”, finalizou a supervisora técnica Érica Lopes.

Núcleo Regional de Saúde e Secretaria Municipal definem ações de combate à dengue em Mucuri

Censo IBGE: Porto Seguro ganha 18 mil moradores e assume de vez 1º lugar na região extremo sul

Censo IBGE: Porto Seguro ganha 18 mil moradores e assume de vez 1º lugar na região extremo sul

Polícia encontra droga dentro de padrão de energia em Teixeira de Freitas

Polícia encontra droga dentro de padrão de energia em Teixeira de Freitas