Por Athylla Borborema
O São João de Itamaraju só terminou ao “arraiá do dia” de hoje, segunda-feira (26/06), após três noites do “Arraiá Pra Cuidar e Viver” numa celebração única, onde a música, a dança e a culinária junina se uniram para criar uma atmosfera de alegria e paz em que exaltou a Sanfona como elo entre a cultura do Brasil e a de diversos povos dos mais variados continentes do mundo. Seja na Alemanha como Akkordium, na França como Accordeon, Concertina na Espanha, Gaita em Cabo Verde ou o Bandoneón na Argentina, a sanfona sempre representa tradição e história.
Em Itamaraju a Sanfona está ligada às raízes dos povos, à ancestralidade, às fogueiras. Especialmente no mês de junho em Itamaraju, a sanfona dá o ritmo das tradições do Nordeste. Esta riqueza cultural foi mais uma vez muito bem traduzida em 2023 na decoração, nas atrações e nas tradições revividas no São João de Itamaraju. Afinal, venha de onde vier, o Brasil se encontra todos os anos em Itamaraju para celebrar a sanfona.
Conforme o advogado Gustavo Souto, secretário Municipal de Cultura, Esportes e Lazer, a fusão foi perfeita entre o passado e o presente no São João de Itamaraju nestes dias 23, 24 e 25 de junho, entre a vila junina com comidas típicas e a apresentação de quadrilhas. À noite, nos dois palcos principais do evento, se apresentaram artistas locais e outros de projeção nacional. Por onde passaram os cantores: Cris Lima, Kaio Oliveira e Diego & Victor Hugo. Israel Novaes, Falamansa, Bonde do Forró e Karolzinha Sanfoneira. Aline Fernandes, César Menotti & Fabiano, Zezo Potiguar e muitos outros.
Itamaraju realizou um São João com infraestrutura de fazer inveja a grandes cidades. Foram dois palcos, praça de alimentação, vila junina, banheiros químicos e segurança 24h em todo o perímetro da festa, tanto feito pela Polícia Militar quanto pela Guarda Municipal. O São João de Itamaraju será sempre único. Reunindo o tradicional e o moderno; a família e os grupos de amigos; idosos, jovens e crianças; tudo isso sob um clima de paz e celebração.
Este ano os palcos ganharam um design especial pelas mãos de uma artista da terra e servidora pública municipal Viviane Rosário Yamamoto, com uma arte que remeteu tipicamente a cultura nordestina, por meio do cangaço, nos fazendo lembrar a nossa festejada literatura de cordel em tributo a Lampião e Maria Bonita, que aliás, os painéis fizeram da comunicação visual do evento o mais belo dos cenários do “Arraiá Pra Cuidar e Viver” 2023.
Apesar de 52 anos de tradição, este ano a Prefeitura Municipal se superou com a festa de São João de Itamaraju, ao promover a 4ª edição do “Arraiá Pra Cuidar e Viver” 2023, se consagrando na maior festa junina do extremo sul da Bahia. O evento novamente aconteceu no Parque de Exposições Manoel Pereira, na zona norte da cidade. Além do São João dos bairros incentivados e apoiados pela Prefeitura Municipal – Ainda na quarta-feira, do último dia 21 de junho, no bairro Bela Vista, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, sob a liderança da secretária Fabiana Angênica, realizou o animado “Arraiá do Social” que reuniu a população local, proporcionou momentos de alegria, confraternização, celebração da cultura junina e contou com a presença de diversas autoridades, inclusive do prefeito Marcelo Angênica (PSDB).
Durante todos os dias da festa o prefeito Marcelo Angênica se fez presente no 4ª “Arraiá Pra Cuidar e Viver” 2023, tanto nos palcos, nos camarotes, na vila junina e em meio à multidão, enaltecendo a importância do evento para a cidade. “O nosso São João, especialmente depois que modernizamos a festa com o ‘O Arraiá Pra Cuidar e Viver”, passou a movimentar nossa cidade em todos os aspectos, tanto na alegria e no fluxo de turistas, quanto na expectativa de vida e do impulsionamento da nossa economia. Pois, quando se aquece a economia local, se gera emprego e renda para nossa população”, disse.
E acrescentou: “Valorizar os nossos empreendedores locais é uma forma de fomentar o desenvolvimento econômico e contribuir com todas as classes sociais do município. Por isso, a cada ano, temos melhorado nossa estrutura e realizado uma festa de forró ainda mais organizada, animada e segura. Nosso intuito é sempre esse, oferecer à população uma experiência única, promovendo resultados positivos para todos. Ao priorizar os ambulantes, barraqueiros e comerciantes residentes em Itamaraju, pois daí, fortalecemos o comércio local e contribuímos para o desenvolvimento regional”, destacou o prefeito Marcelo Angênica.
O secretário Municipal de Administração de Itamaraju, Léo Oss, que mais uma vez liderou os trabalhos para que o evento acontecesse dentro do programado, disse que o 4ª “Arraiá Pra Cuidar e Viver” 2023, tornou-se definitivamente um símbolo da nossa identidade cultural e um grande gerador de empregos. Segundo Léo Oss, os festejos para o município, representa alegria, tradição, animação e também crescimento da economia, pois o São João é a maior festa de participação popular do município. “A nossa festança junina é um evento tradicional da nossa cultura e movimenta a nossa economia e gera divisas para o município, pois gera emprego e renda para a nossa população. E graças a Deus, concluímos com pleno êxito mais uma edição, aliás, esta é a preocupação da gestão do nosso prefeito, Doutor Marcelo Angênica, fazer uma festa e promover resultados para a população em todos os aspectos”, ressaltou o secretário Léo Oss.
Quem prestigiou o evento todos os dias foi o empresário Jorge Almeida, presidente do Diretório Municipal do PSDB, que festejou a qualidade e a beleza da 4ª edição do “Arraiá Pra Cuidar e Viver”, dizendo que a festa é uma comemoração da cultura local, que une a comunidade por meio de momentos de alegria e diversão, pois fortalece os vínculos entre os itamarajuenses, gerando um sentimento de pertencimento e orgulho pela sua terra natal. “É uma grande honra para mim em participar de um evento grandioso como este. Está de parabéns mais uma vez o nosso querido prefeito, Doutor Marcelo Angênica pela grande festa junina que realiza, nos proporcionando momentos de alegria, muita diversão e aquecimento da nossa economia. Aqui, reafirmamos o nosso apoio por iniciativas como esta e o compromisso do PSDB em apoiar ações que contribuam para o bem-estar coletivo da população”, enfatizou o presidente Jorge Almeida.
O primeiro dia do “Arraiá Pra Cuidar e Viver” nesta última sexta-feira, 23 de junho, foi aberto pela cantora Cris Lima, que aqueceu o público com seu repertório animado. Em seguida, a dupla Diego & Victor Hugo subiu ao palco, contagiando todos com sua energia e talento musical. Kaio Oliveira brindou o público com suas canções típicas e contagiantes. A noite foi encerrada ao som de Gilmar Kaliman.
O sábado, dia 24 de junho, foi marcado pelo show do cantor Israel Novaes, que colocou todos para dançar ao som de seus sucessos. Em seguida, o grupo Falamansa subiu ao palco, trazendo todo o encanto do forró pé de serra. O Bonde do Forró foi responsável por manter a animação em alta. E para encerrar a noite, Karolzinha Sanfoneira encantou a todos com seu talento sobre a Sanfona.
No seu último dia, no domingo, dia 25, o Parque de Exposições Manoel Pereira foi palco de mais um dia de festa que só terminou no arraiá do dia de hoje (26). Aline Fernandes abriu as apresentações do dia, encantando a todos com sua voz potente e carisma no palco. Em seguida, a dupla César Menotti & Fabiano subiu ao palco cantando seus sucessos consagrados. E para encerrar a noite, Zezo Potiguar brindou os presentes com suas canções acentuadas, fazendo com que todos cantassem, se emocionassem e já ficassem sonhando com o São João vindouro de 2024.