Comemoramos hoje (05/02/2020), exatos 15 anos de fundação do Teixeira News, o mais tradicional jornal eletrônico da costa do descobrimento do Brasil. O Teixeira News, o primeiro jornal eletrônico de notícias 24 horas do extremo sul da Bahia, foi levado ao ar, na manhã de sábado do dia 5 de fevereiro de 2005, para dar ao internauta, leitor, ouvinte e telespectador, notícias em tempo real. A receita para a formação deste empreendimento jornalístico foi juntar profissionais experientes e reconhecidos no mercado de rádio e jornais impresso com jovens talentosos e abertos a novas propostas jornalísticas e publicitárias.
O portal de notícias Teixeira News foi criado pelos jornalistas e radialistas Athylla Borborema e Ronildo Brito, que vieram de um outro projeto longo fundado por eles, surgido em 1995 com a criação do jornal Folha da Bahia, que 10 anos depois, transformou-se em digital, com a marca Teixeira News, com sede e foro na cidade baiana de Teixeira de Freitas, envolvendo toda mesorregião de tríplice fronteira dos estados da Bahia, Espírito Santo e Minas Gerais. Nesta nova era da informação, o Teixeira News surgiu como um canal eletrônico indispensável para quem quer e precisa estar em sintonia com o que acontece na sua terra.
Fundação do Teixeira de News
Para o jornalista Athylla Borborema, um dos profissionais de maiores referências do jornalismo baiano, ao longo dos últimos 15 anos, o investimento em produção de notícias se transformou em prioridade para o Teixeira News nos moldes das melhores agências de notícias do país, dando espaço para as diversas vozes da sociedade, na busca constante da isenção e credibilidade. O Teixeira News tem por finalidade especifica de refletir o seu trabalho aos interesses da sociedade de ser bem informada. Amparado sempre pelo direito de expressão e liberdade de informação, o portal sintetiza formulações conceituais expressivas dos vários momentos e situações sociais e políticas da trajetória humana.
“Num país como o Brasil, a Internet é muito mais do que o veículo das massas, universal e cósmico. O TN foi criado para que o seu jornalismo eletrônico transcendesse à sua função meramente informativa para assumir-se como cimento, fundamental. Vínculo basilar. Jornal, revista, TV ou Rádio -, nada mais se compara a Internet. É o primeiro degrau de um processo por meio do qual o indivíduo torna-se sólido, integra-se ao meio e começa a caminhada até converter-se em cidadão alto-confiante. A equipe de jornalismo do Teixeira News é diariamente desafiada a fazer um relato objetivo e o mais exato possível da realidade, pois, um imenso abismo separa o texto elaborado da suposta realidade dos fatos”, pontua o criador do veículo em 2005, jornalista Athylla Borborema, que em 2020, comemora os primeiros 15 anos do portal.
Trajetória do seu fundador no jornalismo escrito e falado
Athylla Borborema foi um repórter policial de enorme sucesso e com grandes históricos de audiência no rádio baiano que começou a carreira em 1989 ainda como estudante de jornalismo da Universidade Federal da Bahia e, hoje se dedica exclusivamente ao jornalismo cultural, político, assessoria de comunicação social administrativa e à literatura. Começou a carreira no radialismo ainda na sua adolescência como repórter de rua da Rádio Club AM (680 KHZ) do bairro de Nazaré e da Rádio Excelsior AM (840 KHZ) na Praça da Sé, em Salvador. No entanto, sua trajetória jornalística na radiodifusão se consolidou de fato a partir de 1993 na Rádio Extremo Sul AM (830 KHZ), na Praça Castelo Branco de Itamaraju, bem como na comunicação impressa em 1990, ao criar o boletim jornalístico Brosar Sul e o Jornal O ABC.
O jornalista Athylla Borborema foi também repórter oficial no território baiano da Rádio Espírito Santo 1.160 KHZ AM de Vitória, de 1995 a 2005. De janeiro de 2000 a julho de 2006, comandou o seu tradicional programa policial na Rádio Abrolhos 104,5 FM de Mucuri, falando diariamente para um milhão de pessoas para além de a tríplice fronteira da Bahia, Espírito Santo e Minas Gerais. Ainda em 2006, integrou a primeira equipe da Rádio Terramar 91,3 FM de Itamaraju, onde comandou o jornalismo da emissora. Em 2010, Athylla Borborema levou o seu famoso “Ronda Policial” para a Rádio Sensasom 99 FM de Itamaraju, abarcando cerca de 40 municípios da Bahia e Minas Gerais.
Athylla Borborema ainda comandou o projeto que implantou e inaugurou em 3 de junho de 2017 e dirigiu pelos seus primeiros 4 anos, a 1ª Rádio Legislativa do Norte/Nordeste do Brasil, Rádio Câmara 90,9 FM de Teixeira de Freitas (BA). Em 5 de outubro de 2019, inaugurou a Rádio Educadora 104,9 FM de Itamaraju (BA), emissora que fundou na companhia do também jornalista Ronildo Brito. E neste dia 8 de fevereiro de 2020, inaugura o seu novo canal de radiodifusão, a Rádio Master 87,9 FM de Itanhém (BA), emissora que fundou em parceria com os também jornalistas Edelvânio Pinheiro e Ezequias Alves.