O município de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, foi o único da Bahia a realizar segundo turno e neste domingo (27) o petista Luiz Caetano (PT) venceu a disputa derrotando o candidato Flávio Matos (União Brasil). Com 98,91% das urnas apuradas, às 18h30, Caetano teve 50.92%. e Flávio, 49,08%.
Luiz Caetano é um velho conhecido dos eleitores da cidade a 50 quilômetros de Salvador. Ele já foi vereador por duas vezes, deputado estadual e governou a cidade por três mandatos (1985 e 1988; de 2005 a 2008; e de 2009 a 2012).
Caetano será prefeito de uma cidade com orçamento bilionário, sede de um dos principais polos industriais do país, com uma base eleitoral de 205 mil eleitores e uma posição geográfica estratégica que lhe permite influenciar politicamente a região metropolitana, inclusive a capital do estado.
Camaçari – que hoje é administrada pelo prefeito Antonio Elinaldo (União Brasil), que já tem dois mandatos – se posiciona como uma das grandes cidades da Bahia, com influência em municípios menores da Região Metropolitana de Salvador, como Dias d’Ávila, Simões Filho, Mata de São João e Lauro de Freitas.
Caetano votou na manhã deste domingo (27) acompanhado do governador Jerônimo Rodrigues (PT), no Colégio Municipal São Tomaz de Cantuária. Petistas como o próprio Jerônimo e o ministro Rui Costa comemoraram muito a vitória.