A Polícia Federal e o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado de São Paulo (GAECO) deflagraram, na manhã desta segunda-feira (24), a Operação Hammare, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa dedicada a roubos de cargas e caminhões, desmanche, receptação e lavagem de dinheiro.
A organização tem sua principal base no estado de São Paulo, mas atuava em diversos estados do país, e é responsável por cerca de cinquenta roubos identificados.
As investigações revelaram que os líderes da organização criminosa usufruíram de um estilo de vida luxuoso, com aquisição de veículos de luxo como Ferrari e Lamborghini, lanchas, jet skis e imóveis de alto padrão em condomínios de luxo, além de frequentar camarotes vips em shows e eventos.
A Operação Hammare mobiliza 110 policiais federais e 100 policiais da Polícia Militar Rodoviária de São Paulo para cumprir 17 mandados de prisão temporária e 24 mandados de busca e apreensão nos estados de São Paulo, Paraná, Rondônia e Rio Grande do Sul.
Além das prisões e buscas, a operação determinou o sequestro de bens e valores ligados à organização, totalizando setenta milhões de reais.
A investigação teve início em julho de 2023 após um roubo de carga e caminhão ocorrido em Cajamar (SP).
Os mandados foram expedidos pela 1ª Vara Judicial Criminal da Comarca de Cajamar (SP). (Informações CNN)