Polícia Ambintal fecha criatório de galos de briga em Porto Seguro e apreende aves mutiladas

Na tarde desta última quinta-feira, 22 de agosto, a Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (CIPPA/PS) realizou uma operação de fiscalização que resultou na desarticulação de um criadouro ilegal de galos de briga no bairro Casas Novas, em Porto Seguro. A ação foi desencadeada após denúncias anônimas que apontavam a existência de atividades ilícitas no local.

Ao chegarem ao endereço denunciado, os policiais foram recebidos pelo proprietário do imóvel, que admitiu a criação ilegal de galos de briga e permitiu a entrada da equipe para inspeção. Durante a vistoria, os agentes encontraram 13 galos de briga, todos com sinais claros de maus-tratos. As aves apresentavam mutilações, como a retirada de cristas e esporas, além de escoriações visíveis no dorso e peito, indicativas de combates recentes. No local, também foram encontradas seringas e medicamentos, sugerindo a administração de substâncias nas aves.

Com base nas evidências encontradas, foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por crime de maus-tratos, conforme disposto no Artigo 32 da Lei nº 9.605/98, que trata dos crimes ambientais. A prática de abusos foi confirmada pelas condições inadequadas de acondicionamento dos animais e pelas mutilações evidenciadas nas aves. Os 13 galos apreendidos foram encaminhados para as autoridades competentes, e toda a documentação referente à operação será encaminhada ao Ministério Público Estadua (MPE) para que sejam tomadas as devidas providências legais.

PM prende homem com objetos furtados e com mandado de prisão

Suspeito de tráfico de drogas morre após confronto armado com a polícia em Itamaraju; submetralhadora é apreendida