A Polícia Civil de Teixeira de Freitas, após desenvolver diligências investigativas depois de denúncia sobre suposta pessoa que se identificava como professor universitário na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), logrou êxito em localizar e flagrantear o suspeito dentro do estabelecimento de ensino na manhã dessa segunda-feira, 22 de abril.
No momento da prisão, o suspeito, que não teve o nome divulgado, já estava novamente dentro da universidade e atribuía a si a identidade de professor universitário da instituição de ensino.
Em seu perfil “fake” nas redes sociais, o suspeito publicou que seria mestre e doutor em ciência da computação pela ECA-USP e que atualmente estaria atuando como professor na UFSB. Segundo as investigações, tal fato também teria ocorrido em outra universidade, na qual o suspeito também se apresentou como professor universitário.
No desenvolvimento das investigações, a equipe da Polícia Civil entrou em contato com as universidades da região do extremo sul baiano e também realizou pesquisa na plataforma Lattes, constatando assim que todas as afirmações do suspeito de que seria professor universitário eram falsas.
A ação policial foi continuada com a condução do flagranteado à Delegacia Territorial (DT) de Teixeira de Freitas onde foram tomadas todas as providências de polícia judiciária, lavrando-se o respectivo termo, que será encaminhado ao Poder Judiciário.
A Polícia Civil investiga agora a motivação da criação do perfil falso por parte do investigado a fim de verificar se esse utilizou a falsa identidade para aplicar golpes na região.