Mais de 100 gaiolas e alçapões de pássaros foram destruídos, neste último domingo (06/03), no bairro Beira Rio, na zona oeste da cidade de Mucuri. O material foi apreendido numa operação do INEMA e da Polícia Ambiental. O resíduo foi encaminhado para ser reutilizado em um forno de uma cerâmica localizada nas proximidades.
As mais diversas espécies encontradas com um único traficante de pássaros silvestres foram levadas para o CETAS – Centro de Triagem de Animais Silvestres do IBAMA em Porto Seguro para posteriormente serem reintroduzidas na mata do Parque Nacional do Pau Brasil, uma das mais importantes unidades de conservação integral do bioma da Mata Atlântica no estado da Bahia, situado integralmente no município de Porto Seguro.
A apreensão dos mais de 200 pássaros com destruição de gaiolas e alçapões foi realizada pelo INEMA – Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos com o apoio da CIPPA – Companhia Independente da Polícia de Proteção Ambiental após denúncia anônima que uma casa estava servindo de cativeiro para posterior venda dos pássaros.
Com a aproximação da Polícia Ambiental, o homem denunciado como o dono do cativeiro das aves para posterior venda, evadiu-se pelo mangue. O acusado quando identificado, poderá ser indiciado e responder por crime ambiental, por ter em cativeiro espécimes da fauna silvestre nativa, sem autorização do órgão ambiental competente.
Dentre às espécies, coleiras, sabiás e pelo menos 80 canários foram apreendidos. Os animais tinham água e alimentação insuficientes, muitos pássaros aglomerados numa mesma gaiola. E estavam todos sem anilhas de identificação, apresentando indícios claros de recente captura.