População lamenta morte do policial civil Jaconias Brito alvejado no interior da sua própria casa em Teixeira de Freitas

População lamenta morte do policial civil Jaconias Brito alvejado no interior da sua própria casa em Teixeira de Freitas

O policial civil Jaconias Soares Brito, o “Jacó” como era popularmente conhecido, de 50 anos, foi encontrado morto no banheiro da sua suíte de casa no início da manhã desta quarta-feira (08/06), na Rua Governador Vitorino Pereira, no bairro Jardim Caraípe, zona central de Teixeira de Freitas. Conforme a coordenadora-chefe da 8ª Coordenadoria Regional da Polícia Civil de Teixeira de Freitas, delegada Valéria Fonseca Chaves, o caso está sendo tratado neste primeiro momento, como morte por suicídio por arma de fogo, embora, as investigações estão em curso e, além disso, a Polícia Judiciária vai aguardar os laudos periciais do Departamento da Polícia Técnica e do Instituto Médico Legal para se chegar a uma linha conclusiva sobre a lamentável morte do agente investigador.

Os peritos do Departamento de Polícia Técnica de Teixeira de Freitas, Manoel Garrido e Pedro Paulo que realizaram os trabalhos criminalísticos de local do evento delitivo puderam evidenciar que o cenário encontrado no interior da residência, notadamente posição do corpo, rigidez, localização da arma do policial, disparo e outras características clássicas, que realmente se tratou de suicídio. Segundo o perito criminal Manoel Garrido, as evidências encontradas e as substâncias colhidas no local do evento, levam inicialmente que o policial civil tenha se matado com as próprias mãos após disparar um tiro fatal contra o seu próprio peito, cujo projétil que transfixou nas costas, foi coletado pelo perito em um dos pontos do banheiro.

O delegado de polícia Manoel Andreetta, que atendeu a ocorrência e que há 22 anos conhecia e trabalhou com o contemporâneo policial civil, disse que o panorama do local da morte do investigador levou neste primeiro momento a uma cena típica de suicídio, mas é preciso concluir as investigações e aguardar os laudos periciais para se chegar a uma evidência correta dos motivos que levaram a morte do agente. E que a arma da vítima, uma Pistola Ponto-40, pertencente à corporação, foi recolhida e que já foi apresentada ao DPT para que também seja submetida a perícia. O corpo do investigador foi liberado do IML ainda na manhã desta quarta-feira (08), após ter sido submetido a exame de autopsia pela equipe do perito médico legal Marcelo Guimarães.

O policial civil Jaconias Soares Brito, o “Jacó”, de 50 anos, era casado e deixou um casal de filhos adolescentes. Era membro de uma família integrante da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Antes de ingressar na Polícia Civil da Bahia no ano 2000, foi policial militar. Ele era atleta (corredor, ciclista), extremamente popular e muito querido em Teixeira de Freitas, sempre trabalhou na parte administrativa da 8ª Coordenadoria Regional da Polícia Civil, era formado em Direito e atualmente sonhava em cursar Medicina, mas nos últimos meses seu quadro depressivo se agravou, tanto que cometeu suicídio com um disparo de arma de fogo contra o seu próprio peito, no banheiro da sua suíte, com a presença da família em casa. A morte do policial pegou todos de surpresa e à população tem lamentado o ocorrido em todos os setores da sociedade, principalmente, em razão da grande popularidade que o investigador possuía.

Academia Teixeirense de Letras elege nova diretoria encabeçada por Carlos Mensitieri para o biênio 2023/2024

Academia Teixeirense de Letras elege nova diretoria encabeçada por Carlos Mensitieri para o biênio 2023/2024

Ciro Gomes diz que País 'amanhecerá em guerra' se Lula for eleito

Ciro Gomes diz que País ‘amanhecerá em guerra’ se Lula for eleito