Prefeita Luciana Machado denuncia retirada de obras de Frans Krajcberg de Nova Viçosa; assista

No início da noite deste domingo, 24 de abril, a prefeita de Nova Viçosa, Luciana Machado, usou ruas redes sociais para denunciar uma medida do  Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), em retirar obras de Frans Krajcberg, que vinham sendo guardadas em um museu que leva o nome do escultor  no município.

“É com muita indignação e tristeza, que recebo a notícia de que no dia de hoje, caminhões levaram de Nova Viçosa, as principais obras de Frans Krajcberg. Eu sempre fui contra a retirada das obras daqui, pois foi aqui que Krajcberg escolheu para viver e expor suas obras, e no encontro que tive com João Carlos, representante do IPAC , além de deixar clara minha posição de ser contra a retirada das obras, ainda propus uma parceria entre Município e Estado para juntos administrarmos o museu. Hoje, com essa retirada, a nossa história cultural fica um pouco mais pobre, pois o Estado além de não investir aqui, retira uma parte de nós”, escreveu.

Ainda Segundo Luciana Machado foram usados cinco caminhões para fazer o transporte das obras, que devem permanecer em um museu no estado de São Paulo. “Por que retirar essas obras de Nova Viçosa? Eu ainda propus uma parceria para investimentos no museu, que depois poderia ser aberto à visitação para incentivar o turismo cultural. Nós não temos um investimento do Estado em Nova Viçosa e ainda querem retirar nossa história”, desabafou.

Até a manhã desta segunda-feira (25), nem o Governo do Estado, tampouco o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), explicaram a motivação da retirada das obras de Krajcberg do município de Nova Viçosa.

Prefeitura de Itamaraju segue recuperando a pavimentação de vários bairros da cidade e do interior

Prefeitura de Itamaraju segue recuperando a pavimentação de vários bairros da cidade e do interior

Polícia Civil abre inquérito para apurar morte de pataxó em Porto Seguro

Polícia Civil abre inquérito para apurar morte de pataxó em Porto Seguro