A Prefeitura de Itamaraju, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Obras Públicas, iniciou uma nova frente de trabalho com as obras de pavimentação da Rua Anhanguera e da Travessa Anhanguera, no bairro Pôr do Sol, na zona oeste da cidade. Na mesma Rua Anhanguera o município se prepara para iniciar a nova etapa das obras de conclusão da Creche Municipal Pró-Infância, em fase de acabamento.
Na Rua Anhanguera, a pavimentação está chegando até a frente da Creche Municipal Pró-Infância, obra que está endo retomada pelo município de Itamaraju, já em fase de conclusão e quando finalizada, será promovida a aquisição de equipamentos e mobiliário para a referida unidade pré-escola pública da educação infantil, que vai garantir o acesso de crianças das famílias não somente do bairro Pôr do Sol, como também dos bairros Cristo Redentor e Ana Margarida.
O prefeito Marcelo Angênica informa que a retomada da obra faz parte do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (PROINFÂNCIA), instituído em 2007 pelo Ministério da Educação em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e é uma das ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) que visa garantir o acesso de crianças a creches e escolas, assim como a melhoria da infraestrutura física da rede de educação infantil.
O prefeito Marcelo Angênica explica que o Pró-Infância se estrutura em dois eixos, que compreendem a construção de creches e pré-escolas, e a aquisição de mobiliário e equipamentos adequados ao funcionamento da rede física escolar da educação infantil. Destaca ainda, que além das ruas já pavimentadas pela sua gestão nos últimos 5 anos e meio, está iniciando a pavimentação de novas ruas do bairro Pôr do Sol, inclusive a Rua Anhanguera, onde está estabelecida a construção da Creche Pró-Infância.
O secretário Municipal de Serviços Urbanos e Obras Públicas de Itamaraju, Antônio Charbel Vieira, “Toninho”, informou que a necessidade de economia de recursos, resistência e baixa manutenção do pavimento utilizado na indústria, tem levado o município de Itamaraju a optar cada vez mais pelo piso intertravado. O secretário explica que isso se deve ao fato deste tipo de pavimentação não necessitar do uso de máquinas e o prazo entre as manutenções serem de 15 a 20 anos. O asfalto, além de ter um tempo menor entre as manutenções, necessita de uma série de máquinas e equipamentos, o que torna esse processo muito mais caro. Já os pisos intertravados não precisam de equipamentos para sua manutenção, além de poderem ser reaproveitados.
“Optar por pisos intertravados é devido à sua economia, resistência e durabilidade. É inegável o fato de que o uso desses pavimentos gera uma economia de recursos materiais. Além disso, vimos que a sustentabilidade passou a ser um critério de credibilidade no mercado e que, por isso, as indústrias passaram a investir em ações voltadas a preservação do meio ambiente. E a pavimentação com pisos intertravados nas obras públicas atendem essa necessidade por serem ecologicamente corretos”, esclareceu o secretário Toninho, titular da Secretaria de Obras de Itamaraju.