Primeira Ambulância 5G do Brasil entra em operação ainda em 2023

A primeira ambulância conectada com tecnologia 5G do Brasil está prevista para entrar em operação na cidade de São Paulo até o final do ano. O projeto conduzido pelo time de Alma Sírio-Libanês, braço de inovação da instituição, em parceria com a TIM e a Deloitte, apontou durante os testes, por exemplo, uma redução de 27 minutos no tempo de atendimento, entre a realização de um eletrocardiograma e o acionamento do time médico na unidade de revascularização. Esse resultado, além de efetivamente contribuir para salvar vidas, reduz possíveis danos que podem acometer os pacientes, porque a equipe já estará a postos para um rápido atendimento. Para a primeira fase de atuação, a ambulância realizará principalmente os exames cardiológicos e testará a Consulta Virtual HD, no caso de suspeita de AVC. A expectativa é que, com a evolução dos procedimentos, os veículos sejam dotados de “Vehicle Computing” para aplicações de Edge AI, ou seja, tecnologia baseada em inteligência artificial. Após adoção em São Paulo, o Hospital Sírio Libanês pretende expandir a Ambulância 5G para Brasília.

Primeira Ambulância 5G do Brasil entra em operação ainda em 2023

A ambulância é totalmente equipada para atendimento de urgências cardiovasculares e permite a antecipação do fluxo de cuidados, em caso de suspeita de infarto por meio da transmissão do eletrocardiograma via rede 5G da TIM para o especialista que está no pronto atendimento – essa transmissão é realizada em alta qualidade, em tempo menor do que dois minutos e com nome e data de nascimento do paciente, o que traz maior segurança à pessoa atendida. Os dados são transmitidos garantindo a confidencialidade, respeitando a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), e somente os profissionais autorizados têm acesso às informações. A ambulância conta, também, com assistência de Oxigenação por Membrana Extracorpórea (ECMO). Há, ainda, a possibilidade de chamada de vídeo com equipe do pronto socorro em caso de necessidade.

“Minutos fazem diferença no atendimento médico de um paciente cardiológico, podendo evitar ou minimizar sequelas em casos de infarto do coração e de acidente vascular cerebral.  O compartilhamento de procedimentos e resultados sendo realizados no veículo ainda em trânsito é essencial para iniciar a discussão do caso com a equipe multiprofissional que atenderá o paciente no Pronto Atendimento Cardiológico da instituição”, explica Dr. Luciano Moreira Baracioli, coordenador de unidades críticas cardiológicas do Hospital Sírio-Libanês. A ambulância integra o Centro de Cardiologia da instituição, que é comandado pelo Prof. Dr. Roberto Kalil Filho, está preparada para atendimentos de urgências e emergências de alta complexidade cardiovascular num ambiente extra-hospitalar.

PM recupera moto furtada no dia anterior e homem é preso por prática de direção perigosa em Teixeira de Freitas

PM recupera moto furtada no dia anterior e homem é preso por prática de direção perigosa em Teixeira de Freitas

Selo dos Correios celebra legado de Marielle Franco

Selo dos Correios celebra legado de Marielle Franco