Projeto Jubarte descarta choque de baleia encontrada morta em Mucuri com embarcação de SC

A equipe técnica do Projeto Baleia Jubarte descartou neste sábado, 23 de julho, a informação que chegou a circular nas redes sociais, dando conta que um animal encontrado morto na praia do Jesuel, regiao de Costa Dourada, litoral sul do município de Mucuri, havia chocado-se em um veleiro oriundo de Itajai-SC., que fazia uma navegação na região.

Projeto Jubarte descarta choque de baleia encontrada morta em Mucuri com embarcação de SC

De acordo com a veterinária Adriana Colosio, que particiou do trabalho dos exames e recolhimento de material da Jubarte, a carcaça do animal não possuía nenhum ferimento característico de choque contra embarcação e a causa da morte, pelo menos por enquanto, foi dada como indeterminada.

Ainda segundo Colosio, com a chegada do período de reprodução, aumenta muito a incidência destas baleias no litoral da região e algumas podem morrer por encalhes ou mesmo problemas de saúde. “Não foi essa baleia e a agente nem sabe se foi uma baleia que colidiu com o veleiro. Eu examinei o animal e não vi nenhuma marca de colisão. Então esta informação não é verdadeira”, assegura Adriana Colosio.

A veterinária Adriana Colosio ainda informa os dados biológicos do animal encontrado morto no litoral de Mucuri. “Trata-se de uma baleia Jubarte, adulta e fêmea”, confirmou.

Enterro da carcaça

Após finalizado o trabalho dos técnicos do Projeto Baleia Jubarte, as equipes da Secretaria de Meio Ambiente e Secretaria de Transporte de Mucuri, determinadas pelo prefeito Roberto Figueiredo ‘Robertinho’ (UB), procederam com o enterro da carcaça numa área de restinga próxima à prai do Jesual, onde a baleia foi encontrada morta.

“Foi um trabalho complexo, pois nesta parte da praia não existe descida para o máquinário. Tivemos de reabrir outro caminho numa praia vizinha, para que uma máquina de grande porte pudesse realizar o trabalho”, diz Ronildo Brito, secretário municipal de Meio Ambiente de Mucuri.

O trabalho de enterro da carcaça da baleia foi coordenado por Pedro Alcino Lago, secretário municipal de Transporte e só terminou na noite deste sábado, 23 de julho. “Foi realmente um trabalho difícil e contamos com uma articulação pessoal do nosso prefeito Robertinho, pois o odor e o risco de contaminação na foz do rio do Sul, eram as maiores preocupações da comunidade local. Mas graças a Deus, deu tudo certo”, comenta Alcino.

Casal é preso com grande quantidade de drogas, arma e moto roubada em distrito de Teixeira de Freitas

Casal é preso com grande quantidade de drogas, arma e moto roubada em distrito de Teixeira de Freitas

Morre o ex-prefeito de Itabuna, Fernando Gomes

Morre o ex-prefeito de Itabuna, Fernando Gomes