Durante todo o dia desta segunda-feira, 4 de novembro, a cidade de Mucuri esteve movimentada com a intensa presença de viaturas e policiais nas ruas, que montaram a logística para reconstituição simulada do caso que culminou no desaparecimento do jovem Alex Vila Nova Santos, 24 anos, que sumiu do município desde 8 de setembro de 2022, de acordo com parentes, logo após ser abordado e levado por uma guarnição da Polícia Militar local.
A reconstituição realizada nesta segunda-feira (4), foi uma solicitação do Ministério Púbico Estadual (MPE) e determinada pelo Poder Judiciário. Estiveram envolvidos na ação, que busca entender a dinâmica do caso, policiais civis e militares, peritos do Departamento de Polícia Técnica (DPT) e membros do Ministério Público Estadual (MPE).
Os policiais militares envolvidos na abordagem do jovem sustentam que Alex confessou o uso e venda de entorpecentes e fugiu durante o transporte dele numa viatura, versão que é rechaçada pela família, já que na opinião dos parentes seria impossível a fuga, já que Alex estaria algemado no camburão do veículo.
Os parentes denunciam o caso há quase dois anos é acreditam que o jovem tenha sido vítima de violência policial. Eles exigem uma apuração por parte da Corregedoria Geral da Polícia Militar.