Quatrocentos e oitenta e um. Esse é o atual número de criminosos capturados com o auxílio do Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública (SSP).
Com 92% de similaridade, o primeiro alerta ocorrido após o período eleitoral – época em que a legislação não permite o cumprimento de mandados – aconteceu na cidade de Camaçari. Um homem procurado pelos crimes de roubo e corrupção de menores foi identificado e localizado com a ajuda de equipes do 12º Batalhão da Polícia Militar (BPM/Camaçari).
O suspeito, que possuía mandado de prisão preventiva expedido pela Vara dos Feitos Criminais, Júri, Execuções Penais e Infância e Juventude de Entre Rios, foi rapidamente conduzido para a 18ª Delegacia Territorial (DT/Camaçari), onde teve a ordem judicial cumprida.
Segundo flagrante
Cerca de uma hora depois, um novo alerta apareceu nas telas do Centro Integrado de Comunicações (Cicom), do Centro de Operações e Inteligência (COI). Um homicida, que andava livremente pelo Subúrbio Ferroviário de Salvador foi identificado após 94% de concordância com as imagens disponibilizadas pelo Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP), do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Equipes da 14ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Lobato) foram acionadas e ajudaram a encontrar o suspeito. Após a confirmação da documentação pessoal, o homem foi conduzido para a Coordenação de Polícia Interestadual (Polinter), na ladeira dos Barris, onde teve o mandado de prisão expedido pelo 1º Juízo da 1ª Vara do Tribunal do Júri de Salvador, cumprido.