Cerca de 900 aves silvestres foram resgatadas por agentes da Polícia Rodoviária Federal em Itabuna, sul da Bahia, nesta segunda-feira, 12. As informações são do jornal A Tarde.
Agentes realizavam fiscalização, quando passou um veículo com placas de Francisco Morato (SP). Durante a abordagem foram solicitados os documentos do condutor para uma consulta detalhada nos sistemas.
Após uma vistoria no porta-malas, foram encontrados centenas de pássaros das espécies popularmente conhecidas por papa-capim e canário-da-terra, que estavam aglomeradas em pequenas gaiolas.
Devido a situação de aprisionamento e temperatura, dezenas dos animais já estavam mortos.
O condutor afirmou que não possuía a autorização e nem a guia de transporte para criação e que saiu de Itabela e viajava com destino a cidade de Jequié, onde pretendia comercializar os pássaros.
Foi lavrado o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e o homem responderá na Justiça por crime contra o meio ambiente.
As aves ficaram sob os cuidados do Centros de Triagem de Animais Silvestres de Cruz das Almas e quando estiverem aptas, serão devolvidas ao seu habitat natural.
Caça predatória, o tráfico e a criação ilegal de animais silvestres são crimes previstos na Lei de Crimes Ambientais. As penas são multa de até R$ 5 mil por animal encontrado irregularmente, e até um ano e seis meses de prisão.