Localizada na transição entre o cerrado e a caatinga, com clima semiárido, à cidade de Bom Jesus da Lapa é banhada pelo Rio São Francisco, no alto sertão da Bahia. Grande parte da importância desta cidade se deve ao turismo religioso, tanto que Bom Jesus da Lapa é sede de uma das principais romarias católicas do país.
Bom Jesus da Lapa se desenvolveu por meio de uma gruta localizada dentro de um dos morros que compõem o município. Após o artista plástico português Francisco de Mendonça Mar, em 1691, ter se estabelecido no local como um monge.
Viajantes e peregrinos visitavam a fazenda Morro, da qual surgiu o município, para procissões e descanso. Dois milhões de pessoas visitam todos os anos os encantos da 1ª maravilha natural do Brasil, o Santuário do Bom Jesus “da Lapa”.
Além das intermináveis romarias católicas e a degustação das mais apetitosas iguarias da culinária nordestina, milhares de pessoas chegam à cidade todos os meses e em todas as épocas no intuito de passar horas no santuário admirando suas belezas, fazendo preces e buscando pela paz espiritual.
Trata-se de um local perfeito para quem busca uma vida cristã real e feliz. Um lugar chamado Bom Jesus da Lapa – um lugar de romarias e de manifestação de poder do Pai, do Filho e do Espírito Santo.