O Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, celebrado em 15 de junho, alerta este ano para violações dos direitos dos idosos e o principal objetivo do dia é criar uma consciência mundial, social e política, da existência da violência contra a pessoa idosa. De acordo com a secretária Municipal de Desenvolvimento Social de Itamaraju, Fabiana Angênica, a celebração desta data deve-se relacionar à apresentação, ao debate e ao fortalecimento das mais diversas formas de prevenção contra a violência.
Na manhã desta quinta-feira (15/06), no Centro de Convivência do Idoso, na Rua Paulo VI, no bairro de Fátima, em Itamaraju – a Prefeitura Municipal por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, promoveu um movimento com a participação de diversas personalidades políticas, religiosas, sociais e da saúde pública, a exemplo do prefeito Marcelo Angênica (PSDB); Irismar Santana, presidente do Conselho da Pessoa Idosa; Elizabete Ramos, presidente da AAPESBA; o secretário de saúde Luiz Fábio Lopes; o padre Ronaldo Cardoso, pároco da Igreja de Fátima e técnicos da Secretaria de Assistência Social. O ponto alto do evento foi o lançamento da Cartilha Municipal da Pessoa Idosa, que envolveu diversos setores da sociedade itamarajuense numa iniciativa que visa conscientizar e promover o respeito aos direitos dos idosos.
A programação do evento iniciou com um café da manhã, seguido de momentos de interação com os idosos presentes, por meio de brincadeiras e palestras que ressaltaram os direitos e cuidados necessários para uma vida digna na melhor idade. Segundo a secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Fabiana Angênica, a iniciativa reflete o compromisso do prefeito Marcelo Angênica e de toda equipe envolvida no projeto em proteger e promover o bem-estar da população idosa de Itamaraju, pois ações como estas reforçam a importância de combater a violência contra os idosos e garantir que eles vivam com dignidade.
“Nosso intuito foi dar visibilidade a esta data por meio de ações integradas com instituições parceiras. O Dia Mundial de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa, comemorado anualmente no dia 15 de junho, foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2011, com o objetivo de chamar a atenção para a existência de violações dos direitos dos idosos e divulgar formas de denunciá-las e combatê-las. A mensagem deste dia é passar mais carinho, cuidado, respeito e atenção para essas pessoas, muitas vezes esquecidas pela sociedade e pela própria família”, salientou a secretária Fabiana Angênica.