A Secretaria Municipal de Saúde de Itamaraju realizou na noite desta quinta-feira (15/06), o “Arraiá da Saúde”. A programação ocorreu dentro do cronograma do programa “Boa Noite Saúde” caracterizada com a temática de festa junina. Em cada barraca acontecia um atendimento diferente e estava caracterizada com bandeirolas e temas juninos. Nesta ação com atividades do “Boa Noite Saúde” que direcionou procedimentos e informações a comunidade atendida na USF da Urbis-II e Italage, se garantiu atendimento à população do bairro UrbisII, Urbis III, Italage, Furlan, Itatiaia, Liberdade e demais bairros do entorno de toda zona leste de Itamaraju.
O secretário Municipal de Saúde de Itamaraju, Luiz Fábio Lopes, o “Fábio da Minas”, disse que a edição junina do programa “Boa Noite Saúde”, com atendimento estendido nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Estratégias Saúde da Família (ESF), teve o objetivo de atender os pacientes do SUS que têm dificuldades em cuidar da Saúde em horário comercial. “Foram ofertados Palestras; Eletrocardiograma; Consulta Médica; Exame com teste rápido; vacinação; coleta de PSA; Coleta de Preventivo; Avaliação Odontológica; Atendimento Psicológico; Orientação e direcionamento de casos para os determinados setores da saúde, entre diversos outros procedimentos executados pela Atenção Básica”, explicou o secretário.
O secretário de saúde Fábio da Minas, lembrou ainda que cada território trabalha com uma proposta diferente de acordo com as necessidades da população. “Sabemos das dificuldades dos trabalhadores em programar horários para cuidar da sua saúde, então nesse sentido nós planejamos junto à equipe da Atenção Básica essas estratégias para ampliar a ofertas de serviços e horários para nossos munícipes. Aproveitamos o período junino e deflagramos a ação usando a temática do São João, inclusive com a degustação de pratos típicos da época. A orientação que temos do nosso prefeito Doutor Marcelo Angênica é exatamente isso, promover uma saúde de qualidade para o nosso povo, como prevenção de doenças e promoção da saúde pública”, afirmou Fábio da Minas.
A conclusão que se teve da ação que a relação entre os pacientes e as equipes multiprofissionais das unidades de saúde foi fortalecida com mais uma atividade especial, desenvolvida pela Secretaria de Saúde de Itamaraju. Aproveitando a temática junina e a força das tradições nordestinas, pois a Atenção Primária em Saúde desenvolveu o projeto Arraiá da Saúde Humanizada como foco na integração, humanização do atendimento e aumento dos indicadores.
“Essa foi uma estratégia muito louvável adotada pela Atenção Primária em Saúde, observamos como equipes e pacientes se sentiram motivados e acolhidos, com um atendimento mais alegre e humanizado, como é o nosso lema. A atenção básica hoje trabalha com indicadores e essa é uma forma de motivar o cumprimento das metas, então é gratificante também para a população que tem o retorno na qualidade dos serviços ofertados. Conseguimos proporcionar um ambiente de mais acolhimento, nesta época de São João, tanto para pacientes quanto para os profissionais”, concluiu o secretário Fábio da Minas.